Conferência - Humanidades e História Digital (10/08/2022)

No dia 10 de agosto de 2022, às 13h, ocorrerá a conferência "Humanidades e História Digital".

O evento será organizado pelo  Laboratório de Estudos do Movimento Migratório (LEMM) em conjunto com o Laboratório de Estudos de Identidades e Tecnociências (Leidtec) - UFES, tendo como conferencista o professor Eric Brasil, docente do curso de licenciatura em História e professor do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades no Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (IHL-UNILAB), campus dos Malês, Bahia. Autor do livro A Corte em Festa: experiências negras em carnavais do Rio de Janeiro (1879-1888) (Editora Prismas, 2016). Doutor (2016) e Mestre (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense. Vencedor do primeiro lugar no Concurso de Monografias Silvio Romero de 2011 e do segundo lugar em 2020, promovido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Editor do The Programming Historian em português. Pesquisador do Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA. Membro do GT Nacional Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh. Tem experiência na área de História Social da Cultura, Humanidades e História Digital, Abolição da escravidão e o Pós-Abolição no Brasil e no Caribe, atuando principalmente nos seguintes temas: Carnaval, Cidadania, História Transnacional, Diáspora Africana, História das Afro-Américas, Hemerotecas e arquivos digitais, métodos digitais de pesquisa, linguagem de programação para a pesquisa em História, web scraping. Foi professor de ensino fundamental, médio e pré-vestibular no Rio de Janeiro entre 2007 e 2017.

Contato: E-mail: ericbrasiln [at] proton.me

Site: ericbrasiln.github.io

Twitter: ericbrasiln

Inscrições para participação devem ser feitas por meio do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1L1fAKGkUhbWvnJgZD7jB7opl5JYASGhdLNOgQe1...