Apresentação
Apresentação
O NDE foi criado na UFES por meio da Resolução no. 53/2002 a partir da determinação do Parecer do CONAES no. 4 de junho de 2010. Trata-se de um conceito criado pela Portaria 147 de fevereiro de 2007 do MEC, cujo intuito foi qualificar o envolvimento docente no processo de concepção e consolidação dos cursos de graduação do Brasil.
A Comissão Nacional de Avaliação de Ensino Superior (CONAES) recomenda no Parecer no.4, homologoda pelo MInistro da Educação em 27 de julho de 2010, que o NDE se constitua de professores que encarnem a alma do curso. Não se trata de instância burocrática, mas de elemento diferenciador da qualidade da graduação. Ressalta-se que os Colegiados de Cursos tendem a ter papel administrativo muito forte que se sobrepõe à reflexão da qualidade do curso. Entendeu-se que o NDE reflete o comprometimento acadêmico dos docentes com a graduação. Indicou-se, inclusive, que seus membros devem permanecer no mínimo 3 anos e adotar eestratégia de renovações parciais de modo a assegurar a continuidade da reflexão do curso.
O parecer foi transformado em determinação do MEC por meio da Resolução no. 1/2010, abaixo anexada. A UFES determinou, seguindo o artigo 8o., a organização de suas atividades por meio de um Regimento. A partir das observações do Parecer do CONAES, a funções do NDE da graduação de História, nas suas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, não serão extensivamente disciplinadas. Compreende-se que as ações do NDE dirigentes da graduação devem ser adaptadas às necessidades da reflexão cotidiana e estratégica do curso, reservando-se espaço para a criatividade, criticidade e dinamismo de açoes do grupo docente dirigente.
Objetivos
- Acompanhar a consolidação do Projeto Pedagógico do Curso de História (PPC);
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; e
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação;
- Indicar formas de articulação entre o ensino de graduação, a extensão, a pesquisa e a pós-graduação.
Membros do NDE