Perfil do Curso
A graduação de História conta com duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado.
A Licenciatura foi fundada em 1951 em cumprimento a uma lei estadual cujo objetivo era o ensino básico (à época, denominado primário). Guarda, portanto, profunda identidade com o ensino, em especial, de História. Daí que o currículo é composto de disciplinas obrigatórias e optativas de história e pedagógicas. Habilita os graduados no ensino da História nos diversos níveis, a saber, fundamental, médio e superior.
O Bacharelado foi criado em 1980 no intuito de fomentar as pesquisas acadêmicas de História numa época em que se fundavam os programa de pós-graduação no país, inclusive, o sistema de financiamento dessa formação. Assim, essa habilitação guarda profunda identidade com a investigação histórica e, por meio dela, desde a década de 1980 se observa a proliferação de diversos trabalhos sobre a história no Espírito Santo. Esse marco ampliou-se e, atualmente, conta-se com um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História criado em 2003 que já titulou mais de duzendos mestres e formará sua primeira turma de doutores em 2015.
As duas habilitações constituem a missão da graduação em História, que é ofertada em dois turnos (vespertino e noturno), permitindo aos alunos optarem pelas duas habilitações. O ensino e a pesquisa, portanto, seguem indissociados na graduação de História.