Integração com a graduação
No que diz respeito à integração da pós-graduação com a graduação, convém observar que, de acordo com o Art. 51 do Regulamento Geral da Pós-Graduação da Ufes (Resolução nº 11/2010 do Cepe), todos os docentes dos quadros da Universidade que atuam em programas de pós-graduação devem também participar do ensino de graduação, ministrando aulas em disciplinas sob a responsabilidade do Departamento onde estiverem lotados.
Os docentes do PPGHis têm se distinguido na orientação de alunos de Iniciação Científica por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) da Ufes. O Piic/Ufes é um programa voltado para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação universitária (cf. CNPq, RN-25/2005, de 04/11/2005). Ele visa fundamentalmente a incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação que apresentem bom desempenho acadêmico, preparando-os para a pós-graduação. Para tanto, esses estudantes participam ativamente de projetos de pesquisa com reconhecida qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, de forma individual e continuada. A gestão do PIIC cabe ao Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) da Ufes, que foi criado pela Resolução 35/2001 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O Piic da Ufes é dividido em dois subprogramas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). O Pibic engloba os estudantes envolvidos com a iniciação científica que recebem bolsas fornecidas pela Instituição ou órgãos externos de fomento (CNPq e Fapes). O Pivic inclui os estudantes envolvidos com a iniciação científica que não recebem bolsa. O Pivic difere do Pibic apenas por ser um programa sem previsão de pagamento de bolsas aos estudantes, mas disponibiliza a cada semestre um número de bolsas de estudos no Núcleo de Línguas da Ufes. Além disso, esse Núcleo oferece a esses alunos treinamento para obtenção de certificação em diversas línguas estrangeiras, a exemplo do TOEFL e similares. A Pró-Reitoria aceita pedidos para custeio de viagens acadêmicas no país dos alunos Pibic e Pivic no limite de seu orçamento. Em relação aos orientadores e aos estudantes de graduação, os objetivos e normas do Pivic são idênticos aos do Pibic. Por meio de edital, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) informa aos docentes e estudantes de graduação os requisitos para a seleção de bolsistas do Pibic e de voluntários do Pivic.
No caso específico do PPGHis, a conjugação Pibic/Pivic tem possibilitado aos professores orientar equipes ampliadas de Iniciação Científica com chancela institucional, o que otimiza o trabalho do docente-pesquisador e lhe permite capacitar um contingente maior de interessados no futuro ingresso no Mestrado. Em 2019, foram orientados 67 subprojetos de IC. Um desdobramento importante do investimento feito na Iniciação Científica tem sido o aumento considerável da participação destes alunos em conclaves nacionais e o aumento do número de ex-alunos de IC entre os aprovados no processo seletivo do Programa. Os alunos oriundos da Iniciação Científica têm, assim, a oportunidade de dar prosseguimento à formação intelectual adquirida na graduação com excelentes resultados a médio prazo.
Estágio de docência:
Outra atividade relevante no que diz respeito ao intercâmbio entre a graduação e a pós-graduação é o Estágio de Docência, que tem sido cumprido por bolsistas e não bolsistas. A atuação dos alunos do PPGHis na graduação tem proporcionado uma excelente oportunidade para a interação entre os estudantes dos diversos níveis, auxiliando a reforçar, junto à graduação, a percepção da Universidade como um centro de produção do conhecimento e não apenas de reprodução.