Egressos

Egressos:

ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

Tendo em vista as novas exigências da Capes no que diz respeito ao acompanhamento dos egressos nos últimos cinco anos, o PPGHis buscou elaborar um banco de dados com informações acerca dos mestres e doutores titulados pelo Programa entre 2016 e 2020. Para tanto, adotou os seguintes procedimentos: a) aplicação de um questionário “Webform” elaborado pela Comissão de Autoavaliação, contendo informações detalhadas sobre a situação profissional dos alunos formados pelo PPGHis e sobre a conexão entre a atividade que, no momento, exercem e o curso que realizaram. Esse formulário pode ser consultado como anexo da Plataforma Sucupira; b) acompanhamento, pela secretaria do Programa, dos dados de empregabilidade e de produção acadêmica dos egressos mediante consulta direta à Plataforma Lattes, como forma de complementar dados não preenchidos no Webformulário ou mesmo de contornar a falta de resposta de alguns. Cumpre observar, contudo, que em certos casos não foi possível obter do egresso as informações desejadas, seja porque não tivemos retorno do Webformulário enviado, seja porque o currículo lattes se encontra desatualizado.

PERFIL ESPERADO DO EGRESSO DIANTE DA FORMAÇÃO RECEBIDA

Espera-se que, ao término do curso de mestrado, o egresso seja capaz de:

a) desempenhar de modo mais eficiente atividades didáticas, científicas e profissionais afins à área de História, tendo em vista a formação de quadros docentes qualificados para atuar no Ensino Superior e na Educação Básica.

b) atuar com competência em atividades de ensino, pesquisa e extensão que demandem experiência no trato com questões e reflexões de natureza histórica.

c) mobilizar interfaces entre as diversas áreas de investigação no âmbito do conhecimento histórico, bem como efetuar conexões entre a História e outras áreas do conhecimento, favorecendo, com isso, o trânsito interdisciplinar.

d) valorizar a formação continuada, de modo a contribuir para o aprimoramento da qualidade do trabalho de docentes e pesquisadores da área de História que atuam no Espírito Santo e em outros estados da Federação.

Espera-se que, ao término do curso de doutorado, o egresso seja capaz de:

a) desempenhar de modo mais eficiente atividades didáticas, científicas e profissionais afins à área de História, tendo em vista a formação de quadros docentes qualificados para atuar no Ensino Superior e na Educação Básica.

b) executar projetos de pesquisa de alto nível na área de História e exercer com competência o magistério superior, atuando igualmente em programas de pós-graduação na condição de docente e de orientador de projetos, dissertações e teses.

c) mobilizar interfaces entre as diversas áreas de investigação no âmbito do conhecimento histórico, bem como efetuar conexões entre a História e outras áreas do conhecimento, favorecendo, com isso, o trânsito interdisciplinar.

d) valorizar a formação continuada, de modo a contribuir para o aprimoramento da qualidade do trabalho de docentes e pesquisadores da área de História que atuam no Espírito Santo e em outros estados da Federação.

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