VIII Ciclo de palestras: Identidade, memória e espacialidade no Mundo Antigo

Entre os dias 24 e 28 de junho de 2019, ocorrerá, nas dependências da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, o VIII Ciclo de Palestras do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, seção ES (Leir/ES).

O evento, que terá lugar no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (IC-II), de 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h, é mais uma iniciativa do Leir/ES, em associação com o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da Ufes, com o objetivo de divulgar as pesquisas em Antiguidade realizadas pelos investigadores locais e fomentar a discussão, sobretudo, entre os novos pesquisadores.

O tema do Ciclo de palestras deste ano é Identidade, memória e espacialidade no Mundo Antigo. A problemática escolhida se associa às investigações em curso que têm como mote central objetos identificados, sobretudo, com a Nova História Cultural e Política, e sua interface com a Antropologia, a Arqueologia, a Geografia, entre outras disciplinas afins. Numa perspectiva pós-estruturalista, identidade, memória e espaço são conceitos percebidos como elementos chave na própria inteligibilidade de um processo histórico difuso, dinâmico e conflituoso. A multiplicidade das construções identitárias, os usos mnemônicos do passado e as diferentes formas de se conceber o espaço em sua relação explícita com as hegemonias políticas e sociais são algumas das percepções atualmente caras aos antiquistas, proporcionando a ampliação do escopo de suas investigações, ao mesmo tempo que lhes oferecem possibilidades ímpares de compreensão do Mundo Antigo.

Para maiores informações, acesse: http://www.leir.ufes.br/conteudo/viii-ciclo-de-palestras-identidade-memoria-e-espacialidade-no-mundo-antigo