Nota de pesar - 7° dia do falecimento do grande professor Luís Guilherme dos Santos Neves

O Departamento de História emite nota relativa ao 7° dia do falecimento do escritor e professor aposentado do Departamento de História Luiz Guilherme dos Santos Neves.

Formado em Direito e em História, durante 26 anos o professor lecionou na Universidade a disciplina História do Espírito Santo.

Eis uma pequena biografia dele publicada no Tertúlia: Luiz Guilherme Santos Neves nasceu em Vitória em 1933. Cresceu num ambiente propício à formação do futuro escritor e historiador. Seu pai, Guilherme Santos Neves, além de entusiasta pesquisador do folclore, foi um dos mais respeitados professores de seu tempo. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Espírito Santo e em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Espírito Santo. Foi professor de História em diversos colégios e na Universidade Federal do Espírito Santo lecionou História do Espírito Santo durante 26 anos. Foi colaborador da revista Vida capixaba, onde assinava a coluna “Escritório do Professor Nostradamus Júnior”, colaborou também no jornal A Gazeta, onde assinou a coluna “Literatura e História”. Em 1977 publicou seu primeiro texto literário, Queimados, em que dramatiza a Insurreição do Queimado, ocorrida na Serra em 1849. A produção literária de Luiz Guilherme Santos Neves é extensa e nela se destacam os livros A nau decapitada, romance, 1982, As chamas na missa, romance, 1986, Torre do delírio, contos, 1992, História de Barbagato, infantil, 1996, O templo e a forca, romance, 1999 e Capitão do fim, romance, 2001. É autor de crônicas publicadas nos mais diversos jornais e revistas da capital, escreveu também inúmeras obras didáticas e paradidáticas e de estudos e pesquisa histórica, algumas em parceria com Renato Pacheco, Léa Brígida de Alvarenga Rosa e seu irmão, o escritor Reinaldo Santos Neves.

Fonte: https://www.tertuliacapixaba.com.br/perfis_e_entrevistas/luiz_guilherme_...