Defesa de tese de doutorado de Livia Scheiner Costa

Título: Nobilitação, parentesco e redes de poder no Centro Sul da América Portuguesa: Paulo Fernandes Viana e Francisco Alberto Rubim (cc.1750-1821)
Data de defesa: 28/12/2020
Local: sala de reunião virtual

Banca Examinadora:  Patrícia Maria da Silva Merlo (Presidente/Orientadora – UFES)
Sebastião Pimentel Franco (Examinador Interno - UFES)
Ueber José de Oliveira (Examinador Interno - UFES)
Jurandir Malerba (Examinador Externo - UFRS)
Alexandre de Sá Avelar (Examinador Externo - UFU)

Para assistir a defesa online, basta seguir as instruções abaixo:
1. É necessário estar conectado a uma conta Gmail
2. Não habilite seu áudio nem vídeo para ser ouvinte durante a defesa (os ícones deverão estar em vermelho)
3. Entre em https://meet.google.com/bhq-zevk-jvs
4.  Clicar em 'Pedir para participar'.

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os vínculos pessoais como uma dimensão específica da construção das redes de poder no Centro Sul da América Portuguesa, entre a segunda metade do século XVIII e os anos 20 do século XIX. Para tanto, tomamos como objeto de estudo as trajetórias pessoais e políticas do primeiro intendente de Polícia do Rio de Janeiro, Paulo Fernandes Viana, e de seu primo, Francisco Alberto Rubim, governador da Capitania do Espírito Santo entre 1812 e 1819. Por meio desses personagens, demonstramos de que forma os vínculos familiares, bem como estratégias de nobilitação relacionadas a outras relações pessoais, participaram da movimentação de determinados setores das elites políticas da região recortada, em meio às iniciativas governamentais de viabilização do novo Império luso-brasileiro. Em termos metodológicos, utilizamos os estudos de trajetórias, aliados à prosopografia, isto é, a construção de biografias coletivas. Ilustramos estratégias de mobilidade social e de reprodução de redes a partir de casos concretos, avaliando variáveis como a consanguinidade e o parentesco por afinidade, vistos no correr das gerações, e as relações informais estabelecidas fora do eixo familiar, tais como a amizade e a participação em eventos de interesse comum. Por meio de uma ampla tipologia de fontes, entre as quais se encontram os registros paroquiais, a correspondência política, a cartografia histórica, as atribuições de patentes, títulos e graus de formação náutica (Rubim) e jurídica (Viana), delineamos as múltiplas conexões e formas de relação, verificando percursos e indicadores de estratégias, em meio às opções de matrimônio e às escolhas de carreira. O fio condutor foi, portanto, a relativa estabilidade dos laços, diante da imprevisibilidade das forças sociais.