Defesa de tese de doutorado de José Guilherme Rodrigues da Silva
Título: "Teatro, cotidiano e poder na civitas romana: Plauto a representação dos cartagineses (séculos III e II a.C.)"
Data: 22/12/2022
Horário: 9h30
Local: Sala de Seminários, IC III – CCHN/UFES
Banca examinadora:
Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva (Presidente/Orientador – UFES)
Profa. Dra. Hariadne da Penha Soares Bocayuva (Examinador Externo – SEDU/ES)
Profa. Dra. Gisele Oliveira Ayres Barbosa (Examinador Externo – Cederj/UNIRIO)
Profa. Dra. Érica Cristhyane Morais da Silva (Examinador Interno – UFES)
Prof. Dr. Belchior Monteiro Lima Neto (Examinador Interno – UFES)
Resumo: Nessa tese buscamos examinar a representação popular dos cartagineses em Roma entre ofinal do século III e o início do século II a.C., no contexto de enfrentamento entre Roma e Cartago. Utilizando como fonte o corpus Varroniano das comédias de Plauto, analisamos a representação do cartagineses transmitida por essas peças teatrais. As comédias, uma vez que eram encenadas nos ludi scaenici, os quais tinham lugar durante os festivais romanos, faziam parteda vida política e religiosa de Roma e atraíam para as apresentações uma parcela da população romana. Essa população era composta por certa variação étnica e dividida em diferentes estratos sociais, provavelmente representados na audiência. As comédias de Plauto, apesar de ambientadas em cenário grego, são permeadas por situações provenientes do cotidiano romano, as quais eram reconhecidas pela audiência. Entre essas situações e acontecimentos cotidianos estavam as guerras e a presença de cartagineses, conhecidos pela população romana desde muitos séculos e inimigos durante as duas guerras púnicas. Os cartagineses, portanto, eram conhecidos em Roma. Logo, sua representação por Plautonas comédias é o resultado da apropriação, pelo comediógrafo, das impressões e estereótipos romanos sobre os cartagineses e de seu compartilhamento através do personagem apresentado no palco. O cartaginês de Plauto, portanto, é a representação dos cartagineses compartilhada pelos romanos. Contudo, a representação do cartaginês nas comédias, mesmo estereotipada, muda com o tempo: a representação do inimigo, com o passar dos anos, passa a possuir também características positivas. Existe, portanto,um contraste entre a representaçãodos cartagineses, por Plauto, durante o final da Segunda Guerra Púnica e sua representação cerca de dez anos depois. Sendo essa representação compartilhada pela audiência, em cada época significou a exteriorização, ou a tradução para a linguagem da comédia, da representação dos cartagineses compartilhada por parte da população romana. Dessa forma, procuramos demonstrar que o teatro de Plauto, ao tratar de elementosdo cotidiano da cidade de Roma, nos permite recuperar a representação estereotipada dos cartagineses durante o período entre os últimos anos da Segunda Guerra Púnica (218 a 202 a.C.) e os primeiros anos do século II a.C. até 184 a.C., o ano da morte de Plauto.