Defesa de dissertação de mestrado de Stelio Machado Broseghini

Título: A (re)fundação da cultura e (re)criação de identidades em Chico Science e Nietzsche.
Data: 02/05/2025.
Horário: 10h.
Link de acesso à reunião virtual: solicitar link via email (ppghis.ufes [at] hotmail.com) até às 15h do dia 30/04/2025.
 
Banca examinadora:
Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro (Presidente/Orientador – UFES)
Prof. Dr. José Eduardo Costa Silva (Coorientador – UFES)
Prof. Dr. Leonardo Fuks (Examinador Externo – UFRJ)
Prof. Dr. Julio Cesar Bentivoglio (Examinador Interno – UFES)

Resumo: A pesquisa trata das ideias de refundação da cultura e recriação de identidades por meio da arte e, em especial da música, nas obras de Chico Science, músico, compositor e intelectual brasileiro do movimento Manguebeat em fins do século XX; e Nietzsche, filósofo e intelectual alemão do século XIX. Trata inicialmente do contexto histórico em que se encontrava o país durante os anos 1990, dando enfoque para a situação social e cultural do Recife em que surge o Movimento Manguebeat e como se dá seu desenvolvimento; tratando dos principais personagens e conceitos envolvidos na cena musical, sobretudo da banda Chico Science & Nação Zumbi. Posteriormente trata das noções de identidade cultural e hibridismo cultural, como se criam novas identidades por meio do hibridismo e investiga brevemente como a cultura e a música brasileira é fundada a partir do hibridismo e antropofagia cultural. A partir disso é mostrada a relação entre o Manguebeat, a Tropicália e o modernismo antropofágico de Oswald de Andrade. Com o entendimento do que Nietzsche entendia por cultura e qual o seu projeto de refundação cultural e criação de uma identidade alemã através da música, é demonstrada também a influência nietzschiana para os modernistas brasileiros do início do século XX, sobretudo Oswald de Andrade e sua ideia de antropofagia, que influenciou também os tropicalistas e o Manguebeat. Por fim, é feita a análise de algumas faixas dos dois primeiros discos de Chico Science & Nação Zumbi, demonstrando como o intelectual brasileiro e seus colegas de banda discutem os temas das identidades e da cultura brasileira por meio do hibridismo e da antropofagia, e constroem novas identidades culturais, tendo como aporte teórico também a filosofia nietzschiana e paralelos entre os usos da história, do mito, da arte e da música a favor da cultura nas obras desses dois autores estudados.
 

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