Defesa de dissertação de mestrado de Regilene Amaral dos Santos

Título: As versões judaico-cristãs sobre o Debate de Barcelona em 1263: um estudo sobre identidades e fronteiras com base n’A vikuah de Nahmânides e n’O Relato Cristão
Data de defesa: 17/12/2020
Horário: 16h
Local: sala de reunião virtual

Banca Examinadora:  Sergio Alberto Feldman (Presidente/Orientador – UFES)
Patrícia Maria da Silva Merlo (Examinador Interno - UFES)
Kellen Jacobsen Follador (Examinador Externo - UNICAMP)

Resumo: O Debate de Barcelona em 1263 foi um evento promovido pela Ordem Dominicana em conjunto com a monarquia catalano-aragonesa. Na ocasião, um converso, frei Pablo Christiani, e um rabino catalão, Moisés ben Nahmânides, discutiram sobre a proposta de que havia escritos do Judaísmo rabínico que comprovavam o advento do Messias. Após o confronto, duas versões com informações diferentes sobre os resultados da discussão foram redigidas, uma pelo rabino e a outra de composição anônima, sendo elas conhecidas em língua portuguesa como A Vikuah de Nahmânides e O Relato Cristão. A partir do exame dessas documentações primárias, à luz da Análise do Conteúdo proposta por Laurence Bardin, este estudo realiza uma abordagem sociocultural das representações observáveis nas divergentes construções narrativas sobre o evento e enfatiza o conflito de identidades adjacentes em cada versão. Diante das análises empreendidas esta dissertação conclui que se encontra nas narrativas a manutenção de fronteiras entre Judaísmo e Cristianismo, por meio de uma dicotomia observada pela utilização de oposições binárias e valorizações diversas entre o disputante e o seu rival. Em relação ao rabino, a versão cristã adota representações que sinalizam a incapacidade, as mentiras e os erros do adversário, enquanto as do frade mostram sua destreza e diligência em elaborar as interpretações dos textos citados. Já em relação ao frade, a versão judaica elabora representações que caracterizam as tolices e as inabilidades do cristão para compreender os textos talmúdicos, enquanto destaca a eloquência e erudição do rabino. Por intermédio destas fontes polêmicas, buscamos compreender, com base na maneira como foram descritas as divergências interpretativas em torno da figura do Messias, as diferentes representações que cada grupo construiu de si e do outro naquele contexto específico.

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