Defesa de dissertação de mestrado de Randas Gabriel Aguiar Freitas

Título: "Tem xiririca na bixanxa": movimentações de lésbicas, gays, bissexuais e travestis no Espírito Santo entre 1960 e 1989”.
Data de defesa: 12/08/2022
Local: sala de reunião virtual

Prof. Dr. Luiz Cláudio Moisés Ribeiro (Presidente/Orientador – UFES)
Prof. Dr. Carlos Eugênio Soares de Lemos (Coorientador – UFF)
Prof. Dr. Rafael França Gonçalves dos Santos (Examinador Externo – SEEDUC/RJ)
Prof. Dr. Jésio Zamboni (Examinador Externo – UFES)
Profa. Dra. Lívia de Azevedo Silveira Rangel (Examinador Interno – UFES)

Resumo: No presente trabalho analisamos as movimentações de gays, lésbicas, bissexuais e travestis no Estado do Espírito Santo entre os anos de 1960 e 1989. Por meio de reportagens da imprensa oficial, alternativa e homossexual, entrevistas com Tina Moreira, Edson Ferreira e Claudino de Jesus, e documentos produzidos pelos órgãos de censura, controle e repressão do Estado brasileiro durante a Ditadura Militar (1964-1985) e o período da Redemocratização, investigamos como homossexuais e travestis se apropriaram do território da Grande Vitória e de cidades do interior, como Colatina, produzindo uma “cidade possível” de ser vivida. Ademais, indagamos quais representações e descontinuidades discursivas foram produzidas por e sobre esses sujeitos e como estas atuavam no processo de subjetivação, na conformidade e na tentativa de construir uma “unidade de grupo”. Além disso, examinamos a conjuntura de emergência do primeiro grupo capixaba em defesa da dignidade de gays, lésbicas, bissexuais e travestis, o Triângulo Rosa pela Dignidade Humana (TRpDH), criado logo após o início da Campanha Nacional contra a Aids no Espírito Santo, em 1987. Nos questionamos: Quais fatores atuaram na emergência do TRpDH? A entidade surgiu como uma resposta à epidemia de HIV/Aids? Por que no início da década de 1980 não se formou um grupo no Espírito Santo, visto que grupos de ativismo nos estados circunvizinhos já se faziam presentes? Acreditamos que o caminho para pensarmos essas questões passa por compreender o cenário local e as singularidades de homossexuais e travestis no contexto capixaba. Analisamos, portanto, o corpus documental — bem como revisamos a literatura sobre o tema em questão — com o auxílio do arcabouço teórico da História Cultural. Nos amparamos, nesta pesquisa, nos conceitos de representação, dispositivo de sexualidade e sujeito, sistema de sexo-gênero, performance, política sexual, desejo de nação, e dispositivo da AIDS, respectivamente cunhados por Roger Chartier, Michel Foucault, Gayle Rubin, Judith Butler, Renan Quinalha, Richard Miskolci, e Nestor Perlongher. O método utilizado para análise das fontes é a análise do discurso foucaultiana, que privilegia investigar tanto o discurso no momento de sua fala, quanto suas descontinuidades, sem prender-se à “origem do discurso”.

Para assistir a defesa online, basta seguir as instruções abaixo:
1. Acesse: https://meet.google.com/ezx-sjtt-iui?pli=1
2. É necessário ter uma conta no Gmail
3. Não habilite seu áudio nem vídeo para ser ouvinte durante a defesa.