Defesa de dissertação de mestrado de Laila Lua Pissinati

Título: O ‘ethos’ de Pseudo-Alberto Magno no ‘De secretis mulierum’: a autoridade do autor e a legitimação do seu discurso (século XIII)
Data de defesa: 14/08/2020
Local: sala de reunião virtual

Banca Examinadora:  Leni Ribeiro Leite (Presidente/Orientadora – UFES)
Sergio Alberto Feldman (Examinador Interno - UFES)
Dulce Oliveira Amarante dos Santos (Examinador Externo - UFG)

Para assistir a defesa online, basta seguir as instruções abaixo:
1. Acesse: meet.google.com/wmi-hpxr-wdh
2. É necessário ter uma conta no Gmail
3. Não habilite seu áudio nem vídeo para ser ouvinte durante a defesa.

Resumo: O objetivo que guia este trabalho é analisar como Pseudo-Alberto Magno cria autoridade para si e o seu tratado médico-filosófico De secretis mulierum, garantindo, com isso, a legitimação de seu discurso e a adesão dos leitores. A obra, atribuída a Alberto Magno, foi composta por volta do final do século XIII e início do século XIV. Pertencente ao gênero secreta mulierum, específico da Europa do século XIII, a obra aborda o tema da reprodução humana, congregando filosofia natural e medicina. Para alcançar nosso objetivo procuramos analisar o ethos de Pseudo-Alberto Magno, investigando, primeiramente, os motivos que levaram o autor a apresentar seu texto como uma epístola, bem como os motivos que o levaram a utilizar-se de métodos escolásticos no texto. Em seguida, procuramos investigar com quais discursos Pseudo-Alberto Magno dialoga, analisando os motivos e a imagem que se cria do autor ao vincular o discurso de seu tratado ao discurso da filosofia natural, majoritariamente. Ainda, verificamos a posição do autor frente às questões sócio-políticas, tais como a representação das mulheres no texto. Para tal análise, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos provenientes da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente os conceitos de ethos, campo e gênero discursivo de Dominique Maingueneau, bem como os conceitos de representação de Roger Chartier, gênero de Joan Scott e Dominação Masculina de Pierre Bourdieu.