História e historiografia das revoluções europeias: a época histórica burguesa
Resumo: O presente projeto tem como objetivo analisar os processos revolucionários europeus como pontos de partida para a constituição da sociedade capitalista. Dessa forma, os processos revolucionários mais marcantes da história europeia serão abordados nessa perspectiva, começando pela Revolução Inglesa de 1640. Nossa análise se estende desde esta Revolução até a Revolução Russa de 1917, passando pela Revolução Francesa e pelas revoluções europeias da primeira metade do século XIX, período conhecido como a Era das Revoluções (1789-1848).
O objetivo não é narrar a história dessas revoluções, mas relacionar suas historiografias com suas histórias, com foco específico na interpretação dessas revoluções a partir do conceito de revolução burguesa como uma época histórica. Pretendemos entender cada uma dessas revoluções como uma etapa dentro desse processo histórico mais amplo.
Dessa forma, buscamos compreender como essas revoluções foram fundamentais no processo de modernização econômica, destacando que essa modernização resultou na criação da moderna sociedade industrial que foi, essencialmente, burguesa. Nosso intuito é demonstrar como essas revoluções moldaram a sociedade burguesa contemporânea e, consequentemente, a sociedade capitalista. Entendemos as Revoluções Inglesa e Francesa, bem como a Revolução Russa, como etapas cruciais nesse processo de formação da sociedade capitalista, sendo que as primeiras deram origem ao capitalismo "fragmentário" e a última ao capitalismo "burocrático".
Data de início: 01/09/2024
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel![]() |
Nome |
---|---|
Coordenador | JOSEMAR MACHADO DE OLIVEIRA |