HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS E HISTORIOGRAFIA LOCAL

Resumo: A tradicional história do Espírito Santo conta seu início junto à chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho que, aportando na região da atual Prainha, em Vila Velha, dava início àquilo que fora legado como construção do que se conhece hoje como o passado do estado.
Além de se buscar uma pretensa história imparcial, datada e sob forte apelo colonizador (PIROLA, 2015, p. 77), a construção narrativa que se manteve no bojo do que se conhecia sobre o Espírito Santo estava pautada nos circulares da época.
A obra de José Teixeira de Oliveira, História do Espírito Santo (1951) foi, por muito tempo, utilizada como a grande referência acerca da história local. Antes dessa obra, somente a Província do Espírito Santo. Sua descoberta, história, cronologia, sinopse e estatística, de Basílio Carvalho Daemon, publicada em 1879, pela Tipografia do Espírito-Santense, em Vitória, cumpria as vezes de resgatar parte da história local.
O autor da obra de referência supracitada não esteve no estado antes da década de 1970. Isso nos permite compreender, inclusive, que a pretensa produção historiográfica pautada em documentos, vista como isenta e neutra, foi basilar para a escrita da obra, uma vez que, nessa perspectiva, bastava acessar os documentos para escrever sobre algo. Produto do período histórico da produção, de fato, mas que acarreta em déficits para a compreensão da história local na contemporaneidade.
A produção historiográfica local passa por importantes revisões. Vozes silenciadas na construção narrativa da história local ganham, aos poucos, importante espaço no ato de recontar nosso passado. Deve-se dar destaque à amplitude de trabalhos produzidos na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em especial no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) sobre o Espírito Santo. Com novas leituras e novas narrativas, podemos dialogar com outros olhares e novas perspectivas sobre a história local.
Apesar disso, o conhecimento ainda é centralizado no polo produtor. Aqui, propomos uma expansão desses conhecimentos por meio de um curso Pós-graduação Lato Sensu em História junto aos professores da rede de educação básica, buscando dialogar não somente sobre as novas perspectivas da história local, mas propondo fontes, métodos e abordagens para o ensino da História do Espírito Santo.

Data de início: 01/04/2021
Prazo (meses): 15

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador PATRÍCIA MARIA DA SILVA MERLO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910