DOUT - Usos públicos da História: relações de poder e leituras do passado

Código: PHIS0133
Curso: Doutorado em História
Créditos: 6
Carga horária: 120
Ementa: A disciplina tem por finalidade discutir os usos públicos da História, em especial as relações de poder que sustentam os processos de didatização da História e sua relação com os Direitos Humanos. Para tanto, em primeiro lugar, é de significativa importância refletir sobre a fronteira História e Memória, considerando a interseção da história política e da história cultural, debatendo sobre os registros, as formas e as práticas que possibilitam as leituras do passado. Partindo dessa reflexão, sugerimos, em segundo lugar, debater sobre os processos de didatização da História em seu ensino e na mídia, compreendendo esses processos como uma das formas através das quais uma determinada sociedade se inscreve na História. Para tanto, consideramos as percepções, memórias, sensibilidades e leituras compartilhadas de um passado implicadas na análise das relações de poder inerentes a esses processos necessariamente políticos. Por último, articulando as reflexões e debates anteriores, analisamos a produção, distribuição, consumo e ressignificação do saber histórico nas sociedades, e privilegiamos as questões sobre os Direitos Humanos e os embates, conflitos e consensos que as cercam.

Dessa forma, enfatizamos a construção de uma sensibilidade historiográfica que compreende de forma dinâmica as práticas e relações de poder expressas nos usos públicos da História. Privilegiamos, assim, as reflexões sobre como uma determinada sociedade lida com a historicidade e temporalidade ao ressignificar as questões dos Direitos Humanos, possibilitando leituras (singulares e plurais, individuais e coletivas) do passado, e inscrevendo-se na História através, também, dos seus processos de didatização.
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