El problema del indio es el problema del Perú: a intelectualidade peruana diante da questão indígena (1880-1930)

Nome: RUTH CAVALCANTE NEIVA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 31/07/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO CARLOS AMADOR GIL Orientador
FÁBIO DA SILVA SOUSA Examinador Externo
GRAZIELA MENEZES DE JESUS Examinador Externo
PATRÍCIA MARIA DA SILVA MERLO Examinador Interno
UEBER JOSÉ DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: A reflexão sobre o problema do índio no Peru republicano dos anos de 1880 a 1930 é o fio condutor e o eixo central dessa Tese de Doutorado em História. Nesse trabalho, buscamos comprovar a hipótese de que, entre o final do século XIX e o começo do século XX, as discussões em torno do processo de construção da identidade nacional peruana levaram em consideração a questão indígena. A metodologia que utilizamos para validar e alicerçar esse estudo, assentou-se na análise de fontes históricas produzidas no contexto acima mencionado, destacando-se os escritos de Manuel González Prada e José Carlos Mariátegui. Nessa pesquisa, tivemos três objetivos principais: 1) No primeiro capítulo nosso propósito foi pensar sobre como a intelectualidade da segunda metade do século XIX se posicionou em relação ao tema de que se os índios faziam, ou não, parte da nação. 2) No segundo capítulo nossa meta foi ponderar sobre como o movimento hispanista e o movimento indigenista pensou o lugar do índio na sociedade peruana no começo do século XX. 3) No capítulo três, nossa intenção foi a de refletir a respeito de como se daria a inclusão da população indígena à nacionalidade peruana a partir de uma perspectiva marxista. Constatamos, ao longo dessa tese, que o problema do índio foi um tema muito controverso e debatido por boa parte da elite intelectual do Peru. No entanto, percebemos que incluir as mulheres e os homens indígenas na qualidade de cidadãos do Estado peruano foi uma tarefa que ficou inconclusa no cenário histórico abordado por essa pesquisa. Por fim, demonstramos que a problemática indígena esteve intimamente ligada aos discursos produzidos entre 1880 e 1930 que se preocuparam em responder questões como: “quem somos nós?”; “quem faz parte da nação?”; “qual é a autêntica face da identidade e da cultura peruana?”. Esse trabalho pretende dar a sua dose de contribuição e enriquecer o campo de estudo inserido na área de História da América Latina.

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