Nobilitação, parentesco e redes de poder no Centro Sul da América Portuguesa: Paulo Fernandes Viana e Francisco Alberto Rubim (cc. 1750-1821)

Nome: LIVIA SCHEINER COSTA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PATRÍCIA MARIA DA SILVA MERLO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE DE SÁ AVELAR Examinador Externo
JURANDIR MALERBA Examinador Externo
PATRÍCIA MARIA DA SILVA MERLO Orientador
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Examinador Interno
UEBER JOSÉ DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os vínculos pessoais como uma dimensão específica da construção das redes de poder no Centro Sul da América Portuguesa, entre a segunda metade do século XVIII e os anos 20 do século XIX. Para tanto, tomamos como objeto de estudo as trajetórias pessoais e políticas do primeiro intendente de Polícia do Rio de Janeiro, Paulo Fernandes Viana, e de seu primo, Francisco Alberto Rubim, governador da Capitania do Espírito Santo entre 1812 e 1819. Por meio desses personagens, demonstramos de que forma os vínculos familiares, bem como estratégias de nobilitação relacionadas a outras relações pessoais, participaram da movimentação de determinados setores das elites políticas da região recortada, em meio às iniciativas governamentais de viabilização do novo Império luso-brasileiro. Em termos metodológicos, utilizamos os estudos de trajetórias, aliados à prosopografia, isto é, a construção de biografias coletivas. Ilustramos estratégias de mobilidade social e de reprodução de redes a partir de casos concretos, avaliando variáveis como a consanguinidade e o parentesco por afinidade, vistos no correr das gerações, e as relações informais estabelecidas fora do eixo familiar, tais como a amizade e a participação em eventos de interesse comum. Por meio de uma ampla tipologia de fontes, entre as quais se encontram os registros paroquiais, a correspondência política, a cartografia histórica, as atribuições de patentes, títulos e graus de formação náutica (Rubim) e jurídica (Viana), delineamos as múltiplas conexões e formas de relação, verificando percursos e indicadores de estratégias, em meio às opções de matrimônio e às escolhas de carreira. O fio condutor foi, portanto, a relativa estabilidade dos laços, diante da imprevisibilidade das forças sociais.
Palavras-chave: Capitania do Espírito Santo, Redes de poder, Trajetórias pessoais, Estudos sobre elites, Império luso-brasileiro.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910