Vão-se os anéis, ficam-se os dedos: a educação da mocidade e a ilustração portuguesa nas obras de Luís Antonio Verney, Martinho de Pina de Proença e Antonio Nunes Ribeiro Sanches
Nome: RODRIGO MELLO DE MORAES PIMENTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/05/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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JULIO CÉSAR BENTIVOGLIO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉA LISLY GONÇALVES | Examinador Externo |
JUÇARA LUZIA LEITE | Examinador Interno |
JULIO CÉSAR BENTIVOGLIO | Orientador |
Resumo: A questão central do projeto é discutir em que medida a proposta pombalina de criar uma sistema de ensino pautada nas obras Apontamentos para a educação de um menino nobre de Proença (1734), Verdadeiro Método de Estudar de Luiz Antônio Verney (1746) e Cartas para educação da Mocidade de Ribeiro Sanches (1760), que, antes de servir aos interesses da fé, servisse aos imperativos da Coroa, inaugurou uma linguagem política peculiar, fundamentada nas mitigadas Luzes portuguesas, o que justifica as balizes de seus mais caros valores, como a união entre monarquia constitucional e Igreja católica, uma visão de mundo embaraçada na doutrina cristã, e uma liberdade e igualdade restritas ao plano da lei.