O Papel da Sociedade Civil Organizada no Combate à Corrupção: o Caso da Organização Não Governamental (ONG) Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO) (1999-2010)

Nome: RAFAEL CLAUDIO SIMÕES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/03/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JULIO CÉSAR BENTIVOGLIO Examinador Interno
LIDIA MARIA VIANNA POSSAS Examinador Externo
PEDRO ERNESTO FAGUNDES Examinador Interno
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Orientador

Resumo: Estudo sobre a ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO), no período de 1999 a 2010, apontando as condições de sua trajetória e processo de afirmação nacional, inclusive a formação de uma rede de ONGs de combate à corrupção e as repercussões que esse trabalho teve no Brasil, por meio de propostas práticas de ação e de discussões de cunho institucional, visando o fortalecimento das instituições de controle e o aprimoramento legislativo. Destaca-se a inovação e o aprendizado do processo de combate à corrupção em Ribeirão Bonito, vivenciado pela AMARRIBO, e a disposição que apresentou para divulgar
seus conhecimentos pelo país, seja por meio de palestras, seja com o livro O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil. A metodologia está assentada numa discussão teórico-conceitual da corrupção e dos elementos deste fenômeno ao longo da história do país. Buscou-se, ainda, uma análise sobre as organizações não governamentais, seu papel, ações e dilemas. Os resultados permitiram perceber, para além do caminho que já foi percorrido no combate à corrupção no Brasil, especialmente nos últimos 30 anos, bem como as demandas que existem em relação à maior participação dos cidadãos na ação política e de um trabalho mais efetivo pelos órgãos e poderes responsáveis pelo controle e a punição. A necessidade de estudos mais aprofundados sobre a conceituação do fenômeno da corrupção, nas suas diversas possibilidades, seja no âmbito público, seja no privado, e, principalmente, na relação dos dois, está colocada de forma patente, bem como o aprimoramento do sistema de integridade nacional que está sendo construindo no Brasil.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910