O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O conflito entre o paganismo, o judaísmo e o cristianismo no Principado: um estudo a partir do Contra Celso, de Orígenes

Nome: CAROLLINE DA SILVA SOARES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/03/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO FAVERSANI Examinador Externo
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Suplente Interno
SERGIO ALBERTO FELDMAN Examinador Interno

Resumo: A dissertação versa acerca do conflito sócio-político e religioso existente entre o paganismo, o judaísmo e o cristianismo no Império Romano durante a época do Principado (séculos I-III). Este conflito é tratado de forma singular na obra intitulada Contra Celso, do presbítero cristão Orígenes, datada do século III d.C. Este trabalho de Orígenes configura-se como uma apologia e é uma refutação à composição do filósofo pagão Celso, intitulada Palavra Verdadeira. O filósofo, como membro e representante da elite pagã greco-romana do século II d.C., atacou veementemente o cristianismo e o judaísmo. A Palavra Verdadeira de Celso nos é acessível hoje apenas pela refutação de Orígenes que, para responder às acusações do pagão, transcreveu vários trechos da Palavra Verdadeira em sua apologia. As hipóteses do nosso trabalho estão relacionadas a duas ideias principais: 1) a de que o paganismo e, sobretudo, o judaísmo são as principais alteridades frente ao cristianismo primitivo, as quais colaboraram para que Orígenes cunhasse uma identidade cristã distinta de judeus e pagãos; e, 2) os denominados judaizantes, no III século, representaram o principal obstáculo, segundo o presbítero, para o estabelecimento de uma identidade cristã mais consolidada, uma vez que os judaizantes eram indivíduos localizados na fronteira entre o cristianismo e o judaísmo. Além disso, afirmamos que a problemática existente entre o cristianismo, o judaísmo e o paganismo no Contra Celso contribuiu para a defesa e a fixação das identidades cristã e pagã na época do Principado.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.