POLÍTICA Ambiental e a Estratégia de Responsabilidade
empresarial da Cvrd na Cidade de Vitória 1981/2004

Nome: ROSEMAY BEBBER GRIGATO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/09/2006
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLÁUDIO MOISÉS RIBEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLÁUDIO MOISÉS RIBEIRO Orientador
MARIA DA PENHA SMARZARO SIQUEIRA Examinador Interno
MARTA ZORZAL E SILVA Examinador Externo
RONALDO DO LIVRAMENTO COUTINHO Examinador Externo

Resumo: Estuda a implementação da política ambiental do município de Vitória e a estratégia de responsabilidade ambiental da CVRD. O trabalho relata a trajetória de 1981 a 2004, da constituição da Política Nacional de Meio Ambiente, os instrumentos e sua municipalização de acordo com a Constituição Federal de 1988; descreve a implantação e expansão da CVRD no Complexo Siderúrgico de Tubarão; analisa a política e gestão ambiental do município de Vitória, destacando os instrumentos e a estratégia do poder local de regulação ambiental da CVRD; por fim, analisa a estratégia empreendida pela empresa quando da ausência de regulação ambiental (anterior à década de 1980), quando dos instrumentos de política ambiental de regulação direta (comando e controle) predominante na década de 1980 e, finalmente, a partir da RIO 92 que possibilitou a disseminação do desenvolvimento sustentável, uma concepção que se espraiou, arrefecendo os conflitos entre preservacionistas e desenvolvimentistas. Contudo, os esforços dos órgãos ambientais, local e estadual, utilizando uma política coercitiva de comando e controle logrou avanços, obrigando a CVRD a implantar sistemas de controle ambiental. A princípio, a empresa resistiu às determinações do poder público, depois passou a adotar a estratégia de protelar a implementação das determinações oficiais e, na contemporaneidade, no momento em que o papel do Estado é minimizado e, o das corporações agigantado, a empresa se apropria do discurso do desenvolvimento sustentável e incorpora ações de responsabilidade ambiental para mostra-se harmoniosa com a sociedade e o meio ambiente. Para tanto, utiliza estratégia de marketing ambiental, elemento facilitador para que a empresa se apresente comprometida com a qualidade ambiental quando, na realidade, a sociedade continua a sofrer por seus impactos ambientais.

Palavras-chave: Política Ambiental. Responsabilidade Empresarial. CVRD.
Marketing Ambiental. Desenvolvimento Sustentável.

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