Ecos da Constituinte na Construção de uma Política Cidadã

Nome: RONALDO MUTZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/11/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS VINÍCIUS COSTA DE MENDONÇA Orientador
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Examinador Interno
MARIA CRISTINA DADALTO Examinador Externo

Resumo: Sendo componente da polícia Militar do Estado do Espírito Santo, carreira iniciada quando fui a academia de polícia militar do estado de Minas Gerais com vistas à realização do curso de Formação de Oficiais, tive a oportunidade de observar e atuar como policial na cidade de Belo Horizonte por um período de quatro anos.
Depois de formado, apresentei-me para minhas atividades operacionais no Espírito Santo em fins de 1993 e já pude notar a forma diferente de ser e agir entre as duas corporações, apesar de executar um serviço que tem por característica universal a busca pela paz e pela tranquilidade social.
Com o passar do tempo tive contato com uma nova modalidade de policiamento denominado Policiamento Interativo que preconiza modificações no modo agir dos policiais buscando a adoção de conceitos voltados para a cidadania e direitos humanos, iniciativa processada no interior da Policia Militar.
N continuidade das minhas atividades operacionais e invariavelmente fazendo um paralelo entre as formas de agir das duas corporações policiais, vários questionamentos foram se acumulando, no que pretendo, no presente trabalho, adentrar no mundo do outro o cidadão para buscar sua visão de policia para prover sua segurança.
Um marca que ficou tão logo pude manifestar minha observação acerca da polícia, quando ainda estudante - cadete, foi a repreensão ao escutar A polícia começara sua transformação tão logo os coronéis formados pela ditadura coloquem seus pijamas. Minha impressão, ao expressar, tal comentário era a de que as transformações democratizantes processadas pela nova condição política do país ainda não havia chegado a tropa, isso em 1990.
A repreensão foi a confirmação.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910