FERNANDO Collor na Imprensa Brasileira: Representações em Torno da Sedução e da Satanização

Nome: PAULO ROBERTO DA SILVA DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/10/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS VINÍCIUS COSTA DE MENDONÇA Orientador
JOSÉ DE SOUSA MIGUEL LOPES Examinador Externo
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Examinador Interno

Resumo: Aborda a representação de Fernando Afonso Collor de Mello nos principais periódicos (revistas e jornais) de circulação, abrangência, projeção e repercussão nacional no período compreendido entre janeiro de 1987 e dezembro de 1992. Sobre esse recorte temporal procura desenvolver reflexões sobre a diversidade de relações e de interesses, pessoais e profissionais, que marcaram a sua ascensão no cenário político nacional, permitindo-lhe ser o protagonista da eleição presidencial de 1989 e levaram-no a ser afastado da presidência em 29 de dezembro de 1992 e colocado em uma quarentena política que durou oito anos. Propõe desvendar de que forma isso aconteceu durante esse breve período histórico e quais às forças em jogo que possibilitaram a sua entrada apoteótica em cena e levaram-no a ser alijado do poder de forma dramática. Entende a sua representação na imprensa como uma versão publicada dos fatos. Na elaboração desta pesquisa foi utilizada parte da literatura produzida por jornalistas que vivenciaram o período histórico estudado e elaboraram considerações sobre a relação entre a atuação da imprensa e os candidatos, bem como sobre a eleição propriamente dita, e consultados exemplares das revistas semanais Veja e IstoÉ-Senhor.

Palavras-chave: História. Política. Jornalismo. Universidade Federal do Espírito Santo

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