A Interiorização da Capital pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo

Nome: Leandro do Carmo Quintão
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/09/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Valter Pires Pereira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Marcos Sebastião de Paula Gomes Examinador Interno
Maria da Penha Smarzaro Siqueira Examinador Interno
Maria Teresa Toribio Brittes Lemos Examinador Externo
Valter Pires Pereira Orientador

Resumo: O objetivo desta dissertação de História Social das Relações Políticas é discutir a relevância da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo para Vitória. Analisamos, em primeiro lugar, os principais caminhos do Espírito Santo no século XIX, através dos relatórios dos presidentes de província. Com isso, compreendemos a gênese do projeto de transformar Vitória numa importante praça comercial para a região através da ligação de seu porto com o interior capixaba e mineiro, as dificuldades na construção e manutenção das vias de comunicação da província e opção pela via férrea. Em seguida, buscamos compreender a significância e funcionalidade desse meio de transporte no ocidente, em especial, na Europa, América do Norte, América do Sul, discutindo o papel das ferrovias para suas respectivas economias. Apresentamos, também, os primórdios e as dificuldades da sua implantação a nível nacional e regional. Caracterizamos as principais zonas produtoras da província, com o objetivo de justificar a necessidade do estreitamento das comunicações com a mais destacada delas, a Região Sul. Por fim, narramos a história e as dificuldades de construção da ferrovia em questão, justificando seu papel interiorizador a partir do estreitamento da ligação econômica entre a capital e o interior, tendo como parâmetro as exportações de café, principal fonte de receitas para a economia do estado.

Palavras-chaves: Estrada de ferro. Espírito Santo. Café.

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