O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A modernização sócio-econômica de Vitória e a assimetria do investimento público em equipamentos e bens artístico-culturais (1892-1930)

Nome: PATRÍCIA GUIMARÃES PINTO

Data de publicação: 07/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Presidente
LUCIANA NEMER DINIZ Examinador Externo
LUIZ CLAUDIO MOISES RIBEIRO Examinador Interno
SÉRGIO LUIZ MARLOW Examinador Externo
UEBER JOSE DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: A presente tese objetiva compreender o processo de modernização da cidade de Vitória considerando a assimetria existente entre o progresso urbano e os investimentos em cultura durante o período de recorte da pesquisa (1892-1930). Como fontes documentais foram utilizados artigos, jornais, periódicos e especialmente os Relatórios de Governo do período, pois nestes encontram-se documentadas as principais ações proferidas por seus governantes e expostas à população de forma duradoura. A análise crítica dessas fontes permitiu reconstruir o panorama cultural de Vitória no período em questão, evidenciando as disparidades entre os investimentos em modernização urbana e cultura. A escolha do recorte temporal deveu-se ao fato do período contemplar a Primeira República no Brasil, momento em que diversas transformações políticas, econômicas e sociais foram implementadas em Vitória. Ao optar pelo ano de 1892 para início do interstício de análise, consideramos a assunção do primeiro governante do período republicano no Espírito Santo e ao delimitar como ano final 1930, encerramos a Primeira República. Buscamos realizar uma leitura do cenário nacional de forma a considerar todas as grandes mudanças estruturais ocorridas no país que impactaram diretamente a consolidação do período republicano, a saber: a abolição da escravidão em 1888 que redefiniu as relações sociais, enquanto a ascensão do café como principal produto de exportação impulsionou o crescimento econômico e urbano. Nesse contexto, cidades como Vitória experimentaram um processo acelerado de modernização, com investimentos em infraestrutura, transporte e serviços públicos. Todo o trajeto percorrido durante a pesquisa nos direcionou para a questão fundamental presente no trabalho: a aferição da assimetria existente entre o processo de modernização que ocorreu em Vitória dentro de suas proporções, e a falta de políticas públicas e investimento no setor cultural a fim de democratizar e possibilitar o acesso à cultura por parte de toda a população.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.