Teatro, anfiteatro e circo: heterotopias e estigmas acerca do ambiente construído de Cartago, segundo Tertuliano (séc. II e III)
Nome: IGOR PEREIRA DA SILVA
Data de publicação: 06/10/2023
Banca:
Nome | Papel |
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BELCHIOR MONTEIRO LIMA NETO | Presidente |
ERICA CRISTHYANE MORAIS DA SILVA | Examinador Interno |
GILVAN VENTURA DA SILVA | Examinador Interno |
LUDIMILA CALIMAN CAMPOS | Examinador Externo |
Resumo: Na presente dissertação, analisamos a construção da representação cristã de Tertuliano, em De Spectaculis e Ad Martyras, entre os sécs. II-III E.C, considerando os espaços dos espetáculos, o circo, o teatro e o anfiteatro, como objetos do discurso social e religioso. Objetivamos compreender os símbolos utilizados por Tertuliano para construir uma representação estigmatizante dos espetáculos cívicos organizados em Cartago, diferenciando-os do espaço do martírio, fato que acreditamos ser fulcral na própria construção de uma identidade cristã excelsa. Encarando os stadia romanos, os espaços dos espetáculos, como heterotópicos, observamos a forma como Tertuliano confere sentido aos espetáculos, denotando-os como proibitivos à presença dos cristãos, concomitantemente caracterizando o espaço do martírio como um local de acesso privilegiado ao sagrado. Para a realização da pesquisa, instrumentalizamos os conceitos de representação, identidade, estigma, espaço, fixos e fluxos, e heterotopia, e empregamos a metodologia de Análise de Conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin.