Espaço, conflito e poder na cidade pós-clássica: João Crisóstomo e a cristianização de Constantinopla (398-404)

Nome: JOÃO CARLOS FURLANI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BELCHIOR MONTEIRO LIMA NETO Examinador Interno
ÉRICA CRISTHYANE MORAIS DA SILVA Examinador Interno
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador
RENAN FRIGHETTO Examinador Externo
SILVIA MÁRCIA ALVES SIQUEIRA Examinador Externo

Resumo: Nesta tese, investigamos os mecanismos e estratégias utilizadas para transformar a cidade antiga num espaço de devoção apropriado aos cristãos, no decorrer do processo denominado cristianização do Império Romano. Para tanto, elegemos como estudo de caso a cidade de Constantinopla sob o episcopado de João Crisóstomo (398-404). Argumentamos que a experiência de João como bispo da Capital possibilita compreender nuances da apropriação e ressignificação da pólis pelos cristãos. Buscamos demonstrar que a cristianização foi um processo lento e desigual no tempo e no espaço, resultante de uma série de fatores. Dentre eles, a influência sobre o espaço urbano e o cotidiano e a formulação de isotopias e de heterotopias, ou seja, de lugares de identidade e de alteridade, foram essenciais para a construção da paisagem urbana mais próxima dos distintos preceitos cristãos. Ao mesmo tempo, também procuramos evidenciar que os bispos exerciam um papel de líder, na medida em que representavam um grupo, ocupavam uma posição com condições de influenciar decisões de caráter administrativo e dogmático, encontravam legitimação na comunidade cristã e amiúde atuavam além da esfera estritamente religiosa, o que lhes conferia uma posição estratégica e fundamental para a cristianização das cidades. Por intermédio das homilias de João Crisóstomo, bem como de obras de outros autores antigos e da cultura material, realizamos uma investigação acerca do discurso e das práticas de João concernentes ao espaço citadino, o que inclui representações sobre os lugares sagrados e os lugares perigosos para os cristãos, além de ações voltadas para a transformação da paisagem urbana e do cotidiano da congregação de Constantinopla, razão pela qual o pregador entrou em diversos conflitos político-religiosos durante os anos de seu episcopado. Uma série de conceitos foram mobilizados para nossa investigação, dentre os quais podemos destacar os de liderança, conflito, espaço, paisagem, cidade, isotopia, heterotopia, memória e representação, além de metodologicamente nos valermos da análise de conteúdo. Ao fim e ao cabo, mediante as ações de João Crisóstomo à frente da sé de Constantinopla, sustentado por seu cargo de liderança e por suas redes de apoio é possível apreender de maneira mais clara o processo de apropriação e ressignificação dos ambientes urbanos no decorrer da cristianização e dinâmica entre espaço e cotidiano no período tardo-antigo, dinâmica esta que envolvia conflitos e disputas de poder entre os grupos que compunham a cidade, o que inclui distintas vertentes religiosas e o poder imperial.

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