As versões judaico-cristãs sobre o Debate de Barcelona em 1263: um estudo sobre identidades e fronteiras com base n’A vikuah de Nahmânides e n’O Relato Cristão

Nome: REGILENE AMARAL DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SERGIO ALBERTO FELDMAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KELLEN JACOBSEN FOLLADOR Examinador Externo
PATRÍCIA MARIA DA SILVA MERLO Examinador Interno
SERGIO ALBERTO FELDMAN Orientador

Resumo: O Debate de Barcelona em 1263 foi um evento promovido pela Ordem
Dominicana em conjunto com a monarquia catalano-aragonesa. Na ocasião, um
converso, frei Pablo Christiani, e um rabino catalão, Moisés ben Nahmânides,
discutiram sobre a proposta de que havia escritos do Judaísmo rabínico que
comprovavam o advento do Messias. Após o confronto, duas versões com
informações diferentes sobre os resultados da discussão foram redigidas, uma
pelo rabino e a outra de composição anônima, sendo elas conhecidas em língua
portuguesa como A Vikuah de Nahmânides e O Relato Cristão. A partir do exame
dessas documentações primárias, à luz da Análise do Conteúdo proposta por
Laurence Bardin, este estudo realiza uma abordagem sociocultural das
representações observáveis nas divergentes construções narrativas sobre o
evento e enfatiza o conflito de identidades adjacentes em cada versão. Diante
das análises empreendidas esta dissertação conclui que se encontra nas
narrativas a manutenção de fronteiras entre Judaísmo e Cristianismo, por meio
de uma dicotomia observada pela utilização de oposições binárias e valorizações
diversas entre o disputante e o seu rival. Em relação ao rabino, a versão cristã
adota representações que sinalizam a incapacidade, as mentiras e os erros do
adversário, enquanto as do frade mostram sua destreza e diligência em elaborar
as interpretações dos textos citados. Já em relação ao frade, a versão judaica
elabora representações que caracterizam as tolices e as inabilidades do cristão
para compreender os textos talmúdicos, enquanto destaca a eloquência e erudição do rabino. Por intermédio destas fontes polêmicas, buscamos compreender, com base na maneira como foram descritas as divergências interpretativas em torno da figura do Messias, as diferentes representações que
cada grupo construiu de si e do outro naquele contexto específico.

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