Defesa de tese de doutorado de Patrícia Guimarães Pinto

Título: O desenvolvimento sócio-econômico de Vitória e a assimetria entre processo de modernização e investimento em equipamentos e bens artísticos-culturais.
Data: 07/08/2024.
Horário: 08h.
Link de acesso à reunião virtual: https://meet.google.com/txq-tjiu-wjy

Profa. Dra. Almerinda Da Silva Lopes (Presidente/Orientadora – UFES)
Profa. Dra. Luciana Nemer Diniz (Examinadora Externa – UFF)
Prof. Dr. Sergio Luiz Marlow (Examinador Externo – UNIDA)
Prof. Dr. Luiz Cláudio Moisés Ribeiro (Examinador Interno – UFES)
Prof. Dr. Ueber José de Oliveira (Examinador Interno – UFES)

Resumo: A presente tese objetiva compreender o processo de modernização da cidade de Vitória considerando a assimetria existente entre o progresso urbano e os investimentos em cultura durante o período de recorte da pesquisa (1892-1930). Como fontes documentais foram utilizados artigos, jornais, periódicos e especialmente os Relatórios de Governo do período, pois nestes encontram-se documentadas as principais ações proferidas por seus governantes e expostas à população de forma duradoura. A análise crítica dessas fontes permitiu reconstruir o panorama cultural de Vitória no período em questão, evidenciando as disparidades entre os investimentos em modernização urbana e cultura. A escolha do recorte temporal deveu-se ao fato do período contemplar a Primeira República no Brasil, momento em que diversas transformações políticas, econômicas e sociais foram implementadas em Vitória. Ao optar pelo ano de 1892 para início do interstício de análise, consideramos a assunção do primeiro governante do período republicano no Espírito Santo e ao delimitar como ano final 1930, encerramos a Primeira República. Buscamos realizar uma leitura do cenário nacional de forma a considerar todas as grandes mudanças estruturais ocorridas no país que impactaram diretamente a consolidação do período republicano, a saber: a abolição da escravidão em 1888 que redefiniu as relações sociais, enquanto a ascensão do café como principal produto de exportação impulsionou o crescimento econômico e urbano. Nesse contexto, cidades como Vitória experimentaram um processo acelerado de modernização, com investimentos em infraestrutura, transporte e serviços públicos. Todo o trajeto percorrido durante a pesquisa nos direcionou para a questão fundamental presente no trabalho: a aferição da assimetria existente entre o processo de modernização que ocorreu em Vitória dentro de suas proporções, e a falta de políticas públicas e investimento no setor cultural a fim de democratizar e possibilitar o acesso à cultura por parte de toda a população.