Defesa de dissertação de mestrado Elezeare Lima de Assis

Título: O Grupo Escolar Gomes Cardim na Perspectiva Histórica do Espírito Santo nos Anos Iniciais da República: uma Instituição Escolar Entre Edificações
Sebastião Pimentel Franco (Orientador)
Cleonara Maria Schwartz (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Antonio Henrique Pinto (Examinador Externo)
Data de defesa: 08/07/2014
Local: Sala de Seminários do PPGHIS - IC III - Andar Superior

Resumo
A proposta é a de realizar uma releitura do conjunto de forças políticas econômicas e idearias que configurou, no processo de implantação da República brasileira, o projeto de educação e de escolarização , assim como a materialidade deste projeto através do estudo das concepções políticas e pedagógicas que ordenou a educação escolarizada dentro dos grupos escolares. O objeto de estudo é, portanto, a educação nos primórdios da República Brasileira, tomando como referência o caso específico do Espírito Santo e o processo histórico que envolveu a Reforma educacional do governo de Jerônimo Monteiro, com a implantação do primeiro Grupo Escolar na cidade de Vitória.
No contexto de transição do modelo monárquico para o republicano a história nos apresenta um país que equacionava mudança e continuísmo. E nesse cenário a educação passou a ser ordenada como um dos pilares de instauração desta ordem civilizatória e modernizante. Efetivava-se a institucionalização da educação colocando-a na ordem das políticas públicas já que, neste contexto republicano, o público precisava ser identificado enquanto elemento constituinte do Estado pretendido. O estudo, aqui pretendido, tenciona desvelar o contexto político e social republicano a partir do estudo das especificidades do Estado do Espírito Santo e no processo que encaminhou e determinou o funcionamento do grupo escolar Gomes Cardim.