Escola e Autoridade: uma Perspectiva Histórica (1960 - 1990)
Nome: SARA DE OLIVEIRA GOMES COUTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/08/2009
Orientador:
Nome | Papel |
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MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANNA MARINA DE PINTO BÁRBARA PINHEIRO | Examinador Externo |
ANTONIA DE LOURDES COLBARI | Examinador Interno |
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES | Orientador |
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO | Suplente Interno |
Resumo: Diante das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais na sociedade ocidental contemporânea, o processo educativo tornou-se mais complexo e, ainda, passa por várias tensões, dentre elas destaca-se a crise de autoridade. Nesse sentido, resgataram-se, por meio da história oral, as concepções de docentes já aposentados e também de alguns que ainda estão em atividade sobre autoridade na escola para analisar, apoiando-se principalmente nas reflexões da historiadora Hanna Arendt sobre o assunto, como essa crise se configura no espaço escolar e a partir disso ampliar o campo de reflexões sobre o tema e encontrar possíveis alternativas para minimizar as dificuldades da prática educativa na contemporaneidade.
Palavras-chave: escola, socialização, autoridade, contemporaneidade.