A Corte Portuguesa e o Escravismo no Brasil Sob o Olhar de Debret

Nome: LARISSA FABRICIO ZANIN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/12/2007

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ESTILAQUE FERREIRA DOS SANTOS Examinador Interno
GERALDO ANTONIO SOARES Orientador
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Examinador Interno

Resumo: A imagem é uma fonte de investigação que traz em suas estruturas elementos valiosos para a compreensão do período histórico que apresenta. Compreender o caráter histórico imerso nas gravuras elaboradas pelo artista francês Jean Baptiste Debret, no período em que permaneceu no Brasil, que apresentam a corte portuguesa e o negro nas ruas do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX é o objetivo principal desse estudo que utiliza imagens como fonte primordial de análise do período pesquisado. Período marcado por grandes transformações políticas e sócio-culturais geradas pela transferência da Corte portuguesa para o Brasil possibilitando ao artista francês um contexto rico para representações da sociedade carioca.
Convidado a compor a Missão Artista Francesa, Debret chega ao Brasil sob o título de pintor de histórica com a incumbência de elaborar a história visual da corte no Brasil e encontra nas ruas da cidade carioca um ambiente favorável para a representação da sociedade que se formara a partir da transferência da família real.
Identificando o olhar do artista como narrador dos acontecimentos, através da leitura de imagens, pretende-se garantir à produção de Debret reconhecimento como objeto de comunicação e significação que contém em si elementos historiográficos do Brasil nas primeiras décadas do século XIX.

Palavras-chave: Imagem Fonte de pesquisa, história, Semiótica, Debret

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910