Espaço e identidade: o conflito religioso entre católicos militantes, protestantes e maçons em Manhumirim (1928-1944)

Nome: NICODEMO VALIM DE SENA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
NELSON PÔRTO RIBEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Examinador Interno
LUIZ CLÁUDIO MOISÉS RIBEIRO Examinador Interno
MARIA FERNANDA BAPTISTA BICALHO Examinador Externo
NELSON PÔRTO RIBEIRO Orientador
SERGIO LUIZ MARLOW Examinador Externo

Resumo: Nesta tese, analisa-se a relação existente entre espaço urbano e identidade cultural durante o conflito religioso ocorrido entre católicos, maçons e protestantes em Manhumirim, Minas Gerais, entre as décadas de 1920 e 1940. Tal recorte temporal privilegia o período de atuação do padre Júlio Maria de Lombaerde, sacerdote que implantou na cidade um catolicismo militante e empreendedor, caracterizado pela coesão e mobilização social em prol da construção de empreendimentos católicos – igrejas, educandários, seminário - e pelo posicionamento refratário aos grupos acatólicos, como espíritas, maçons e, em especial, protestantes. Para tanto, serviram de fonte primária registros em relatórios e outros documentos institucionais, além de artigos produzidos pelas lideranças dos grupos que se digladiavam, publicados em periódicos locais e institucionais – Manhumirim e O Lutador. O referencial teórico empregado nessa pesquisa pauta-se nos conceitos de “estabelecidos”, “outsiders”, “conflito”, “violência”, “espaço”, “identidade” e “diferença”, conforme autores, como: Elias e Scotson (2000); Pasquino (1998); Stoppino (1998); Navarro (2007) e Silva (2000). Já a metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo, teorizada por Laurence Bardin (2000). O objetivo principal é evidenciar o emprego de estigmas depreciativos dos oponentes e a apropriação e transformação do espaço físico da cidade – com a construção de edifícios monumentais ligados à esfera religiosa e com as ocupações temporárias por meio de desfiles, pregações e procissões -, ações que contribuíram para a formação, a afirmação e a depreciação das identidades dos atores sociais envolvidos no embate.

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