Defesa de dissertação de mestrado de Arthur Antônio Soares de Oliveira
Título: A representação do passado por jogos eletrônicos: Paradox Development Studio e Crusader Kings III como produtores de História Pública (2020-2024).
Data: 18 de agosto de 2025.
Horário: 10h.
Link de acesso à reunião virtual: Solicitar link de acesso via email do PPGHis (ppghis.ufes [at] hotmail.com) até às 12h do dia 15/08/2025.
Banca examinadora:
Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro (Presidente/Orientador – UFES)
Prof. Dr. Rodrigo Bragio Bonaldo (Examinador Externo – UFSC)
Prof. Dr. Bruno Massara Rocha (Examinador Externo – UFES)
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes (Examinadora Interna – UFES)
Profa. Dra. Maria Cristina Dadalto (Examinadora Interna – UFES)
Resumo: O século XX viu o crescimento exponencial das culturas de massa. Com o passar das décadas, uma parcela cada vez maior dos recursos das pessoas – incluindo dinheiro e tempo – são dedicados a este tipo de consumo. As mais variadas obras culturais, hoje, abrangem todo e qualquer tipo de temática a ser representada. Sem dúvidas, uma das mais comumente invocadas, nos mais diversos meios, é a dita histórica. Nesta investigação, tratamos da utilização da temática histórica no campo de jogos eletrônicos. Mais especificamente, analisamos a trajetória do estúdio sueco Paradox Development Studio enquanto produtor especializado em jogos históricos; e, mais detidamente, a sua obra Crusader Kings III, de 2020. Nosso objetivo é por um lado, compreender as estratégias discursivas do estúdio para construir a sua legitimidade enquanto produtor de jogos e enquanto produtor de História Pública; por outro, compreender a produção da narrativa historiográfica em Crusader Kings III. Em termos teóricos, utilizamos os conceitos de representação, de Roger Chartier; de capital simbólico e habitus, de Pierre Bourdieu; e de retórica procedural, de Ian Bogost. Metodologicamente, utilizamos a análise de conteúdo conforme preconizada por Lauence Bardin.
