O Pragrama "povo na Tv" da TV-ES Como Estratégia de Cominicação Pública

Nome: FRANCISCA SELIDONHA PEREIRA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/08/2008
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Examinador Interno
MARIA CRISTINA DADALTO Examinador Externo
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Orientador
CARLOS VINÍCIUS COSTA DE MENDONÇA Examinador Interno

Resumo: Trata do Programa jornalístico da TV Educativa do Espírito Santo Povo na TV, que foi inovador pela interatividade e jornalismo comunitário. Primeiro programa capixaba a fazer transmissão externa ao vivo. Mostra que o programa foi usado como estratégia de comunicação pública para aproximação do governador Albuíno Azeredo com a população carente que o elegeu. Primeiro governador negro e de origem humilde, Albuíno Azeredo não cumpriu as promessas de campanha de investimento na educação. Usa metodologia de história oral e o método indiciarista de Carlo Ginzburg para recontar essa história. O referencial teórico tem base em Pierre Bourdieu, Jünger Habermas a partir da visão de Mauro Wilton e Wilson Gomes, Georges Balandier, Michel de Certeau e Antônio Gramsci. As comunidades carentes descobriram no programa forma de transpor a burocracia e chegar às autoridades para pressioná-las por melhorias nos bairros. O programa tornou-se uma praça pública mediática.

Palavras-chaves: Poder mídia comunicação pública - espaço público
interatividade e jornalismo comunitário.

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