Defesa de dissertação de mestrado de Gabriela Santos Nepomuceno
Título: Mary Sheldon Barnes (1850-1898): mulheres, Teoria da História e divulgação histórica na historiografia norte-americana.
Data: 26 de setembro de 2025.
Horário: 14h.
Link de acesso à reunião virtual: Solicitar link de acesso via email do PPGHis (ppghis.ufes [at] hotmail.com) até às 12h do dia 25 de setembro de 2025.
Banca examinadora:
Prof. Dr. Julio Cesar Bentivoglio (Presidente/Orientador – UFES)
Profa. Dra. Lívia Amarante Gallo (Examinadora Externa – UNESPAR)
Profa. Dra. Camila Bueno Grejo (Examinadora Interna – UFES)
Resumo: Mary Downing Sheldon Barnes (1850-1898) foi uma professora e pesquisadora que se tornou a primeira historiadora na Universidade de Stanford. A intelectual pode ser vista como uma personagem atuante no período de constituição da História como ciência, de disciplinarização. Nesta pesquisa, me proponho a explorar a perspectiva teórico-metodológica e divulgação histórica entre os anos de 1850 a 1898. Tenho como fonte o conjunto de sua obra, em especial seu livro intitulado Studies in historical method (1896) obra pioneira no campo da teoria da história americana. Faz-se necessário compreender o processo da consolidação do campo científico da História nos Estados Unidos do século XIX e as tendências historiográficas do momento em questão. Tal análise é realizada a partir da noção de campo científico de Bourdieu, bem como por meio da categoria de gênero, proposta por Joan Scott. Esse empreendimento se circunscreve no campo dos estudos voltados à história da historiografia e à história intelectual procurando contribuir no sentido de lançar luzes à uma historiadora vanguardista e sua obra, pouco conhecidas.
