Opinião pública, cultura democrática e revolução durante o período moderno

Resumo: Trata o presente projeto de uma revisão bibliográfica sobre o surgimento da opinião pública moderna. Assim, buscamos esclarecer o que significou a expressão opinião pública em um momento histórico preciso: do início do século XVI ao fim do século XVIII. Isto porque atualmente o conceito de opinião pública pode ser simplificadamente definido como o “what most people think about something”.
Contudo, no período moderno, segundo a interpretação proposta principalmente por Jürgen Habermas, teria surgido uma opinião pública com um caráter diferente do que atualmente entendemos por opinião pública. No período moderno teria tido origem uma opinião pública cuja característica fundamental seria sua capacidade de influenciar o poder político. Nicola Matteucci, por exemplo, afirma que a opinião pública é uma “esfera que medeia entre os indivíduos e o poder político e submet[ia] as decisões deste à apreciação crítica”.
Nosso projeto, portanto, visa remontar até às origens do conceito de opinião pública passando em revista os momentos principais da história moderna em que esta última teria se constituído. Ao mesmo tempo, buscamos analisar a dinâmica do conceito de opinião pública, particularmente no momento em que esta sofreu um enorme impacto da cultura democrática da Revolução Francesa, passando assim a ter um caráter de opinião pública popular.

Data de início: 02/02/2017
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JOSEMAR MACHADO DE OLIVEIRA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910