Uma estratégia para a paz: diplomacia cultural brasileira, educação e representações no período entre guerras

Resumo: Dando continuidade à investigação desenvolvida durante estágio pós-doutoral e ampliando seus objetivos, a pesquisa ora proposta objetiva compreender qual o lugar da educação na dinâmica do deslocamento do foco da Cooperação Internacional Intelectual brasileira da Liga das Nações (LDN) para a União Pan-americana (UPA), no período de 1919 a 1938. Isto é, tomamos como pressuposto que o período entre guerras foi axial para as negociações do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que pensava a educação como estratégia de consolidação de uma determinada diplomacia cultural dentro dos limites da cooperação intelectual internacional que se fundamentava em uma educação para a paz. Consideramos, dessa forma, que pensar a educação fazia parte de uma estratégia de construção, circulação e consolidação de representações de um determinado Brasil visando não apenas a contenção de animosidades entre povos e nações, mas a superação de um “status” secundário nas relações exteriores. Destacamos que nossa baliza cronológica diz respeito a um período de discussão, concepção, criação e afirmação do Ministério da Educação quando, dessa forma, o Itamaraty assumia ações dessa área no que diz respeito à agenda internacional. Pretendemos, assim, compreender a dinâmica de um Brasil “dado a ler” entre os nacionalismos e internacionalismos (e entre a Europa e a América, entre a Liga e a UPA) do período entre guerras, bem como o papel de intelectuais que se destacaram nessa dinâmica. Na confluência da História Cultural, História Política e História da Educação, baseamo-nos no esquema conceitual de Roger Chartier e em concepções de J-F Sirinelli, e privilegiamos a análise de fontes do Arquivo Histórico do Itamaraty-RJ – já coletadas, digitalizadas e arquivadas no âmbito do Laboratório de Ensino de História da UFES (LAHIS) - em diálogo com publicações de intelectuais que exerceram o serviço diplomático no período em questão como Helio Lobo, Ildebrando Accioly e Afrânio de Mello Franco. Espera-se contribuir para a interação dos campos da História e da Educação, para a valorização da formação de professores, para a integração academia-escola, e para a inserção da UFES em redes nacionais e internacionais de pesquisa sobre o tema, especialmente por meio de participação em eventos científicos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais, e em livros de coletâneas nacionais e internacionais e/ou livro autoral.

Data de início: 01/07/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador JUÇARA LUZIA LEITE
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