Uma História negociada em nome da paz: intelectuais, representações e relações de poder no controle da didatização da História (prevenções da violência e da discriminação no Brasil do século XX)

Resumo: Desde a virada do século XIX para o XX, cresceu a preocupação intelectual com o envolvimento da educação nas concepções de progresso e sobrevivência. Com a 1ª. Guerra, a questão acerca da influência que o ensino de História poderia ter nas relações entre povos e nações passou a ser o centro das discussões e debates internacionais. A revisão dos programas escolares e de livros para uso didático esteve então, no foco das questões sobre a manutenção da paz e a prevenção da violência e da discriminação. A proposta aqui é investigar os possíveis usos do passado e a luta por representações, empreendidos por diferentes sujeitos, mas, sobretudo, intelectuais e professores, nos processos políticos de revisão e controle de livros para a didatização da História no Brasil. Como o campo da História Política passa hoje por um reavivamento de sua produção, e os trabalhos no campo da História Cultural têm surgido como resultado desse processo, a pesquisa proposta fundamenta-se na confluência desses dois campos, baseando-se nas obras de R. Chartier, R. Koselleck, R. Rémond, A. Prost, e J-F Sirinelli. Destaca-se a necessária contemplação de estudos relativos à história da historiografia, às temporalidades, e de pesquisas que relacionam memória e história para a análise de usos do passado e de disputas por representações com fins de didatização da História através de impressos, realizados em diferentes presentes e de diversas formas, sob o pretexto de prevenir violências e discriminações. O recorte temporal pretende priorizar os períodos entre guerras, o pós 2ª. Guerra, e o pós Ditadura de 1964. As principais fontes serão livros didáticos, a Bibliografia da História do Brasil produzida pelo Ministério das Relações Exteriores, e os Convênios (internacionais ou não) firmados pelo Brasil no sentido de prevenções da violência e da discriminação através do controle do ensino de História. O plano de trabalho prevê procedimentos que integram outras pesquisas produzidas pelo Grupo.

Data de início: 01/03/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador JUÇARA LUZIA LEITE
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