MODERNIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: CAMINHOS E (DES) CAMINHOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Resumo: Tomando por base algumas preocupações que permeiam os debates mais recentes sobre a urbanização desigual no âmbito do processo de desenvolvimento na sociedade brasileira, delimitamos nosso objeto de estudos num quadro de referencias que envolve a expansão urbana na lógica da modernização capitalista, a ação do Estado e fatores interligados que têm impacto direto no processo de desigualdade social. Na ótica dessa problemática, formulamos uma questão geral a todo o projeto.
A reflexão sobre as questões envolvendo entendimentos diversos sobre a modernização e a urbanização no processo de desenvolvimento nacional, na perspectiva de nossa pesquisa, inscreve-se em um projeto maior, desenvolvido no Programa de Mestrado em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa, “Estado e Políticas Públicas”, tendo como foco à questão social e urbana na perspectiva histórica da modernidade e das preocupações de repensar o Brasil em fase as alterações ocorridas e daquelas ainda em curso, entre Estado e sociedade no contexto do desenvolvimento capitalista e do acelerado processo de urbanização e de suas implicações nas cidades brasileiras, abrindo frentes de estudo temáticos voltados, principalmente, à História Regional.

De acordo com a nossa questão, o objetivo geral neste projeto é proporcionar subsídios de estudos históricos-sociologicos avançados, devendo suscitar uma reflexão sobre as características do processo desigual do desenvolvimento nacional e a dinâmica do espaço urbano e suas contradições em diferentes paradigmas temporais na trajetória do capitalismo nacional. Nesta direção, será possível considerar o tema em questão à luz de interpretações tradicionais e de novos paradigmas do final do século XX e início do XXI, demarcando uma linha entre tempo passado e tempo presente.

A discussão teórica nesta pesquisa compreende três diretrizes especificas e, não obstante, intimamente integradas, as quais nos permitirão interpretar a variáveis relativas ao nosso objeto de estudo em âmbito conceitual e teórico, bem como as implicações contidas no processo de desenvolvimento x modernidade, no contexto das mudanças estruturais que permearam o universo sócio-econômico brasileiro no século XX. As diretrizes norteadoras da pesquisa se inscrevem nos seguintes eixos de abordagem:

- Modernidade x Desenvolvimento

- Modernidade x Urbanização

- Desigualdade, urbanização desigual e violência urbana.

A formulação deste projeto teve como estimulo um conjunto de fenômenos sócio-urbanos, à luz da relação entre crescimento, modernização e fragmentação social. Para melhor compreensão e analise da aliança entre esses fenômenos, foi de fundamental importância um procedimento metodológico que permitisse avançar no processo de conhecimento, a partir de um olhar interdisciplinar alicerçando os pressupostos da pesquisa. Portanto elegemos o método histórico como instrumento para compreensão e analise dos fenômenos, que nos permiti situar o objeto de estudo num processo de investigação mais ampla, relacionando eventos passados com seus efeitos presentes buscando um conhecimento critico desses efeitos. Nesse procedimento temos uma interpretação baseada em pressupostos teóricos e articulação de dados, que podem se fundamentar em dados secundários, documentos, narrativas orais, resultados de questionários, entre outras fontes.

Nesse quadro de referências procuramos desenvolver um estudo traçando uma reflexão sobre os descaminhos da urbanização/modernização do desenvolvimento brasileiro, partindo da primeira metade do século XX, num processo que combinou modernidade e desigualdade social. Na perspectiva de nossa abordagem situamos a Região Metropolitana da Grande Vitória como referencia histórica no quadro nacional, enquanto eixo básico para o desenvolvimento do nosso objeto de estudo.

Nessa direção, o procedimento metodológico se conduzirá pelo viés da analise de conteúdos a partir da abordagem qualitativa e analise quantitativa, numa perspectiva interpretativa, realizada no contexto de um critério semântico (categoria temática), seguindo as etapas da analise de conteúdo nessa categoria: pré-analise; exploração do material; construção teórica; tratamento dos resultados/inferência e interpretação.

Esse projeto não se limita a um período histórico pré-determinado, e sim cria bases de estudos para um debate maior onde incluímos a possibilidade de elaboração de artigos que podem abordar a questão em foco num tempo cronológico que permeia o tempo histórico a partir de meados do século XX, e seus paradigmas de modernidade no processo de desenvolvimento nacional.

Período do Projeto: agosto de 2009 a agosto de 2011.

Data de início: 01/08/2009
Prazo (meses): 24

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910