Poder e relações políticas na educação: o Método Lancaster no ensino público do Espírito Santo (1827 a 1860)

Nome: DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 24/08/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Orientador
DULCINEA CAMPOS SILVA Examinador Externo
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Externo
MARIA REGINA LOPES GOMES Examinador Externo
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Examinador Interno

Resumo: Trata o presente de uma pesquisa histórica que abordou o Método Lancasteriano na educação pública do século XIX na Província do Espírito Santo. Analisa a escolarização entre 1827 a 1871 para verificar a presença do Método Lancasteriano e suas estratégias. Usa o método indiciário como suporte à pesquisa. Aborda a técnica disciplinar contida no trabalho de Joseph Lancaster a partir de suas obras, fontes originais do século XIX, disponibilizadas pelo British School Museum de Hitchin em Londres. Descreve as estruturas e materiais pedagógicos descritos por Lancaster para ampliar o ensino e dinamizar a escolarização no oitocentos. Tem como objetivos investigar o poder e as relações políticas que se inseriram na educação pelo Método Lancasteriano, analisar políticas e práticas pedagógicas desenvolvidas na educação e discutir as relações de poder contidas no discurso oficial dos agentes responsáveis pela educação na Província do Espírito Santo. Descreve o Método Lancasteriano as estruturas e materiais pedagógicos tais como: as salas de aula, as caixas de areia, as tábuas de ardósia, os comandos lancasterianos, as punições e recompensas. Demonstra que a racionalidade do Método foi inserida no Brasil pós-independente para formar um sistema de educação amparado pelo Estado monárquico e a igreja católica. Descreve a Lei Januário da Cunha Barbosa e a Reforma Couto Ferraz como medidas legislativas que formalizaram o Método Lancasteriano no Brasil como uma estratégia para disciplinar, pregar a civilidade ordeira, o amor à pátria e a devoção religiosa. Descreve a educação na Província do Espírito Santo de 1827 a 1871 através dos discursos dos Presidentes da Província, demonstrando a aderência ao Método Lancasteriano. Discute o Espírito Santo e os aspectos políticos que deram perspectivas à educação para se consolidar e disciplinar o povo. Descreve as fontes primárias contidas no Arquivo Público e demonstra o Método Lancasteriano nos Jornais do século XIX, e no Regimento das Escolas de Primeiras Letras de 1871. Em visita técnica, faz uma comparação in loco entre as fontes primárias lancasterianas do Espírito Santo e as fontes arquivadas no British School Museum, de Hitchin, no Reino Unido, demonstrando que há semelhanças e diferenças entre o Método Lanacasterino nos dois lócus e que as estratégias políticas estavam inseridas na educação como forma de exercício de poder.

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