O Grupo Escolar Gomes Cardim na Perspectiva Histórica do Espírito Santo nos Anos Iniciais da República: uma Instituição Escolar Entre Edificações (1908-1926)

Nome: ELEZEARE LIMA DE ASSIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/07/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO HENRIQUE PINTO Examinador Externo
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Orientador

Resumo: A educação pública primária, ordenada dentro do formato de escola graduada cujo modelo foi gerador do primeiro grupo escolar de Vitória, o Gomes Cardim, é o objeto dessa pesquisa. O olhar se levanta para o objeto em busca de sentidos que nos permitam entender os percursos e percalços da educação pública, assim como o lugar que a escola graduada ocupou nas ações de governo e no contexto da cidade no tempo decorrido entre a Reforma Cardim (1908), incluindo a inauguração do grupo escolar, nesse mesmo ano, e, a mudança da escola para o prédio construído para abrigá-lo em 1926. Tempo que tomamos para o recorte temporal, e tomamos como base para o levantamento das fontes. Para os procedimentos da análise documental guiou-nos os pressupostos da história cultural, nas perspectivas, dentre outras, dos conceitos de estratégia e tática, das concepções do real em história a partir das reflexões encaminhadas por Michel de Certeau. E, por trabalhar com as relações de poder, e, portanto, de força, importa-nos as proposições de Ginzburg, a partir da história em fragmentos, na composição do todo, impressa e expressa em sinais, em indícios, deixados onde o poder “silencia”, e, produz silêncios, que quando focalizados, revelam vozes fragilizadas, mas, produtoras de possibilidades de novas abordagens, de novas releituras da história. No contexto de transição do modelo monárquico para o republicano a história nos apresenta um país que equacionava mudança e continuísmo. E nesse cenário a educação passou a ser ordenada como um dos pilares de instauração desta ordem civilizatória e modernizante. Efetivava-se a institucionalização da educação colocando-a na ordem das políticas públicas já que, neste contexto republicano, o público precisava ser identificado enquanto elemento constituinte do Estado pretendido. O estudo, aqui pretendido, tenciona desvelar o contexto político e social republicano a partir do estudo das especificidades do Estado do Espírito Santo e no processo que encaminhou e determinou o funcionamento do grupo escolar Gomes Cardim.

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