O Projeto Político do Partido dos Trabalhadores em Cachoeiro de Itapemirim ES e a Gestão (2009 2012) no Âmbito dos Pilares do Modo Petista de Governar

Nome: JOANA D'ARCK CAETANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/09/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLÁUDIO MOISÉS RIBEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLÁUDIO MOISÉS RIBEIRO Orientador
PEDRO ERNESTO FAGUNDES Examinador Interno
VITOR AMORIM DE ANGELO Examinador Externo

Resumo: A presente dissertação analisa a trajetória do Partido dos Trabalhadores no município de Cachoeiro de Itapemirim, cidade localizada ao sul do estado do Espírito Santo, e a chegada ao poder nas eleições de 2008, bem como a atuação da administração petista no período de 2009-2012, considerando a conjuntura política, econômica e social que se encontrava o cenário que é objeto do estudo. O levantamento do surgimento da cidade, seus aspectos naturais, econômicos, políticos, sociais e culturais são fatores importantes para a compreensão da história do tempo presente. A pesquisa também analisa o surgimento e a trajetória do Partido dos Trabalhadores no Brasil, no Espírito Santo, com ênfase em Cachoeiro de Itapemirim e a chegada ao poder no município. Entram na pauta da discussão ainda, as contradições do PT ao participar das eleições e afastar-se da sua base social. Com a chegada ao poder em Cachoeiro de Itapemirim-ES, município que apresenta muitas necessidades prioritárias, visivelmente no que concerne à infraestrutura urbana dos bairros periféricos, que cresceram desordenadamente e sem o acompanhamento do Poder Público, o governo petista se depara com o desafio de seguir as diretrizes do chamado Modo Petista de Governar, que tem como pilares a participação popular, a inversão de prioridadese a ética e a transparência no governo. A proposta é verificar se a administração petista, durante o primeiro mandato (2009-2012) seguiu os parâmetros indicados acima e os resultados dessas ações para a população, principalmente da periferia, que dependem mais das políticas públicas sociais.
Palavras-chave: Partido dos Trabalhadores; Cachoeiro de Itapemirim; democracia; participação popular; Políticas públicas sociais.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910