TICUMBI: Entre o Congo e o Bamba:
ambiguidades e Significados Deste Folguedo no Triênio 2006-2008

Nome: MONIKA MELLO QUEIROZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/01/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA PEREIRA CAMPOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA PEREIRA CAMPOS Orientador
GILVAN VENTURA DA SILVA Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação pretende abordar uma tradição que se tornou emblemática no Espírito Santo, discutindo os significados implícitos em toda dramatização cênica de um folguedo. O objeto da presente pesquisa constitui-se pelo Ticumbi praticado por uma comunidade composta exclusivamente por negros da cidade de Conceição da Barra, Espírito Santo. Propõe-se realizar uma leitura política desse folguedo, enquanto uma prática social guiada por um amplo espectro de representações acerca dos elementos que unem a comunidade responsável pelo bailado.
Cumpre o desafio de compreender o lugar dos personagens, das músicas e das danças como atributos de fortalecimento de uma identidade de grupo em que cada um desses elementos recebe uma designação, acompanhada de certas caracterizações nem sempre transparentes àqueles que não pertencem ao campo daquela prática. Esta pesquisa encontra-se, assim, inserida no campo do que se convencionou chamar de história do tempo presente, aquilatando as relações entre memória e História, e ajuda na edificação dos atores de sua própria identidade, contrapondo s relações entre passado e presente.

Palavras-chave: Ticumbi. Conceição da Barra. Espírito Santo. História.

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