Teatro, cotidiano e poder na civitas romana: Plauto e a representação dos cartagineses (séculos III e II a.C.)

Nome: JOSÉ GUILHERME RODRIGUES DA SILVA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 22/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BELCHIOR MONTEIRO LIMA NETO Examinador Interno
ÉRICA CRISTHYANE MORAIS DA SILVA Examinador Interno
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador
GISELE OLIVEIRA AYRES BARBOSA Examinador Externo
HARIADNE DA PENHA SOARES BOCAYUVA Examinador Externo

Resumo: Nessa tese buscamos examinar a representação popular dos cartagineses em Roma entre o final do século III e o início do século II a.C., no contexto do final da Segunda Guerra Púnica até o ano de 184 a.C. Utilizando como fonte o corpus Varroniano das comédias de Plauto, analisamos a representação do cartagineses transmitida por essas peças teatrais. As comédias, uma vez que eram encenadas nos ludi scaenici, os quais tinham lugar durante os festivais romanos, faziam parte da vida política e religiosa de Roma e atraíam para as apresentações uma parcela da população romana. Essa população era composta por certa variação étnica e dividida em diferentes estratos sociais, provavelmente representados na audiência. As comédias de Plauto, apesar de ambientadas em cenário grego, são permeadas por situações provenientes do cotidiano romano, as quais eram reconhecidas pela audiência. Entre essas situações e acontecimentos cotidianos estavam as guerras e a presença de cartagineses, conhecidos pela população romana desde séculos e inimigos durante as duas primeiras guerras púnicas. Os cartagineses, portanto, eram conhecidos em Roma. Logo, sua representação por Plauto nas comédias é o resultado da apropriação, pelo comediógrafo, das impressões e estereótipos romanos sobre os cartagineses e de seu compartilhamento através do personagem apresentado no palco. O cartaginês de Plauto, portanto, é a representação dos cartagineses compartilhada pelos romanos. Contudo, a representação do cartaginês nas comédias, mesmo estereotipada, muda com o tempo: a representação do inimigo, com o passar dos anos, passa a possuir também características positivas. Existe, portanto, um contraste entre a representação dos cartagineses por Plauto durante o final da Segunda Guerra Púnica e sua representação cerca de quinze anos depois. Sendo essa representação compartilhada pela audiência, em cada época significou a exteriorização, ou a tradução para a linguagem da comédia, da representação dos cartagineses compartilhada por parte da população romana. Dessa forma, procuramos demonstrar que o teatro de Plauto, ao tratar de elementos do cotidiano da cidade de Roma, nos permite recuperar a representação estereotipada dos cartagineses durante o período entre os últimos anos da Segunda Guerra Púnica (218 a 202 a.C.) e os primeiros anos do século II a.C. até 184 a.C., o ano da morte de Plauto.

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