Defesa de tese de doutorado Flávio dos Santos Oliveira

Título: Friedrich List: Nacionalismo e Cosmopolitismo na Integração dos Estados Alemães
Rogério Arthmar (Orientador)
Julio César Bentivoglio (Examinador Interno)
José Felipe Araújo de Almeida (Examinador Externo) – UFPR
Alexandre Ottoni Teatini Salles (Examinador Externo) - PPGEco/UFES
Alain Pierre Claude Henri Herscovici (Examinador Externo) - PPGEco/UFES
Data de defesa: 05/09/2017
Local: Sala 208 - Edifício Bárbara Weinberg

Resumo:
A tese propõe uma reconstrução histórica do pensamento econômico de Friedrich List a fim de destacar sua contribuição à integração econômica e política dos Estados Alemães. A pesquisa foi organizada em quatro capítulos. No primeiro, coloca-se em evidência os fatores de desagregação inerentes à estrutura de poder vigente nos territórios germânicos até o limiar do século XIX, bem como o processo de ressignificação do conceito de nação durante o Sattelzeit. No segundo, além da formação de List como intelectual e burocrata, ressaltam-se sua atividade em prol da consolidação do Sistema Americano de Economia Política, assim como a influência do Historicismo e do Idealismo Alemão na elaboração do seu método histórico analítico. No terceiro capítulo, ganham relevo certas características fundamentais do Cameralismo Alemão, para em seguida ser apresentado um estudo acerca do processo de difusão da ortodoxia liberal clássica nos domínios alemães. Outrossim, salienta-se um conjunto de mudanças estruturais que culminaram à industrialização da Alemanha. Nesta ocasião, discute-se não apenas os efeitos positivos da reforma agrária e do Zollverein, mas também sublinha-se como o sistema nacional de transporte ferroviário proposto por List acelerou esse processo. O último capítulo analisa a influência do Iluminismo e seu ideal de progresso no pensamento de List. Segue-se uma interpretação para o plano sistemático implícito na obra capital do economista alemão com base na concepção schumpeteriana de desenvolvimento. Mais adiante, são abordados as implicações do seu conceito de Deutschland e sua teoria do comércio internacional. Por fim, aprecia-se o legado de List no século XX, mediante um estudo sobre a Friedrich List-Gesellschaft (Sociedade Friedrich List (1925-1935) e a List-Gesellschaft (Sociedade List). Destaca-se a importância desta última, sobretudo no que concerne à instituição da Uniào Européia (UE). Os problemas econômicos enfrentados atualmente pela UE são analisados com base nos ensinamentos de List, o qual asseverava que a livre concorrência somente promove o bem-estar a prosperidade de todos parceiros anuentes se os países envolvidos estiverem mais ou menos no mesmo estágio de desenvolvimento das forças produtivas.