Defesa de tese de doutorado de Jorge Vinícius Monteiro Vianna

Título: Entre a opinião e o público: linguagens políticas na independência e no primeiro reinado do Brasil
Data de defesa: 24/10/2019
Local: sala 204 do prédio Bárbara Weinberg, CCHN, Campus Goiabeiras, UFES

Banca Examinadora:  Adriana Pereira Campos (Orientadora)
Andréa Slemian (Examinador Externo - UNIFESP)
Marcello Otávio Neri de Campos Basile (Examinador Externo - UFRRJ)
Fernanda Cláudia Pandolfi (Examinador Interno)
Kátia Sausen da Motta (Examinador Interno)

Resumo: A tese em questão pretende analisar as características das linguagens políticas desenvolvidos no processo de Independência e no Primeiro Reinado do Brasil. Para tanto, objetiva-se investigar os debates estabelecidos nos diversos periódicos políticos circulantes entre os anos de 1821 e 1829, na Corte fluminense, em São Paulo e em Minas Gerais. Embasados na proposta metodológica Collinwoodiana da Escola de Cambridge, foram investigadas as principais estratégicas de linguísticas e retóricas elaboradas por diferentes impressos para sustentação de seus projetos, ideários e objetivos políticos. No âmbito historiográfico, visa-se contribuir para descaracterizar a imagem do Primeiro Reinado, construída desde o século XIX, como um simples período de transição para Regência, marcado somente por conflitos nacionalistas. Por fim, utilizando como base teórica os conceitos de opinião pública, espaços públicos e cultura política, investigou-se a problemática do processo de consolidação das forças opositoras e das vertentes legitimadoras do Primeiro Reinado no âmbito da circulação das ideias impressas na recém-criada cena pública do Império do Brasil.