Defesa de tese de doutorado de Elezeare Lima de Assis

Título: Educação como instrumento de condução à evangelização e à civilidade: os missionários Loren e Alice Reno à frente do processo de criação do Colégio Americano Batista na cidade de Vitória/ES entre os anos de 1904 a 1935
Data de defesa: 19/12/2019
Local: sala 101 do prédio Wallace Corradi Vianna, CCHN, Campus Goiabeiras, UFES

Banca Examinadora:  Sebastião Pimentel Franco (Orientador)
Leandro do Carmo Quintão (Examinador Externo - IFES)
Regina Helena Silva Simões (Examinador Externo – UFES)
Claudete Beise Ulrich (Examinador Externo – Faculdade Unida)
Patrícia Maria da Silva Merlo (Examinador Interno - UFES)

Resumo: A pesquisa conjuga dois objetos de investigação: i. Estratégias utilizadas pelo casal missionário estadunidense Loren e Alice Reno para formação, fortalecimento e legitimação da comunidade batista no Espírito Santo entre os anos de 1904 e 1935; ii. Idealizações e ações adotadas com vista à materialização da existência do Colégio Americano Batista na cidade de Vitória, nos anos iniciais da República, e suas contribuições para a história da educação no Espírito Santo. Justifica-se pela possibilidade de contribuição, no universo acadêmico, propondo a partir de uma abordagem histórica, entrever os enfoques educacionais realizados no Brasil por grupos religiosos não católicos, assim como o alcance de tais enfoques na cultura escolar. A relevância da pesquisa consiste em trazer contribuições, sob o viés da história, ao campo de análises geralmente priorizadas na área educacional. O trabalho se inclui na perspectiva de análise documental. Orientou-se por pressupostos teórico-metodológicos disponibilizados pela micro história. Transitou entre a abordagem francesa e a italiana, considerando que elas dialogam. Tomou com principais referências Jacques Revel e Carlos Ginzburg. O corpus documental constituiu-se de fontes primárias e secundárias para os dois primeiros capítulos. Já para os três últimos, as fontes foram basicamente primárias. A pesquisa respondeu as duas questões de investigação, e atingiu os objetivos previstos. Possibilitou concluir que as ações dos missionários estadunidenses e a interação destes com a cidade resultou na formação de duas consideráveis instituições histórias: uma comunidade religiosa, com seus preceitos e cultura, e um Colégio, que ainda hoje presta serviços educacionais à cidade. A pesquisa detectou dificuldade de encontrar documentos específicos da escola. Os poucos documentos existentes se encontravam dispersos pelas várias bibliotecas particulares de alguns membros da comunidade batista. Além disso, registros fotográficos pertencentes os poucos ex-alunos do início do século XX ou de filhos e neto destes, tendem a desaparecer.