Defesa de dissertação de mestrado Bruno César Nascimento

Título: Para Além do Texto: Os Periódicos de História Como Elemento de Definição do Campo. O Caso da Revista de História da USP (1950 – 2016)
Julio César Bentivoglio (Orientador)
Ueber José de Oliveira (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Maria Beatriz Nader (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Fábio Franzini (Examinador Externo - USP)
Data de defesa: 07/10/2016
Local: Sala de Seminários - IC III - Andar Superior

Resumo:
“Quando a História se torna, para o profissional, o próprio objeto de sua reflexão, poderia ele inverter o processo de compreensão que refere um produto a um lugar?” (CERTEAU, 2011, p. 46). Com esse questionamento extraído da obra A Escrita da História, de Michel de Certeau, sobre a busca daqueles dedicaods a História da Historiografia para o que está além do produto da história, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a significativa contribuição da Revista de História da Universidade de São Paulo entre os anos de 1950 e 2016 para o desenvolvimento da historiografia brasileira. Por meio do estudo de caso, utilizando principalmente uma análise comparativa, apontar-se-á como o impresso acadêmico-científico, Revista de História, contribuiu para a construção de uma rede rizomática de relações, não somente acadêmica, mas também de poder, interconectando pessoas, instituições e saberes, com o pioneirismo no campo periódico científico universitário do conhecimento histórico no Brasil, que até o momento de sua origem possuía uma grande aridez.